ABORDAGENS DO DESIGN EMOCIONAL NA CONSTRUÇÃO DE INTERFACES PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v18i2.1300Palavras-chave:
Design Emocional, Autismo, Design Participativo, InterfaceResumo
Visando analisar o contexto inclusivo no ramo das pesquisas, afunilando temas que estão relacionados ao desenvolvimento de produtos para, especificamente, crianças dentro do espectro autista e entender como os pesquisadores têm construído seus trabalhos sobre esse assunto, o presente artigo foi formulado para entender como essas pesquisas que usam abordagens do design emocional para a construção de interfaces para crianças autistas estão sendo elaboradas ao redor do mundo, com isso será possível responder questionamentos relevantes para compreender como o design emocional pode auxiliar no desenvolvimento dessas interfaces, também quais metodologias são mais utilizadas pelos pesquisadores e como eles abordam as emoções das crianças que participam de seus estudos. Este estudo teve como método de pesquisa o mapeamento sistemático da literatura. Os resultados apresentaram conclusões relevantes sobre os questionamentos citados anteriormente, tal como a que o design emocional não é utilizado de maneira única, mas sim acompanhada de outras abordagens e metodologias, como o design participativo, onde se torna possível inserir a criança no processo de construção do design de interfaces, juntamente com seus pais e demais profissionais como psicólogos e os próprios pesquisadores e designers.
Downloads
Métricas
Referências
ALARCON-LICONA, Susana; LOKE, Lian; AHMADPOUR, Naseem. From autism educators to game designers: integrating teaching strategies into game design for autism education support. OzCHI ‘18: Proceedings of the 30th Australian Conference on Computer-Human Interaction, Melbourne, Australia, p. 58-62, 4 dez. 2018. DOI 10.1145/3292147.3292208. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/10.1145/3292147.3292208. Acesso em: 31 maio 2021.
AMERICAN PSYCHIATRY ASSOCIATION. DSM-5: Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. 5. ed. atual. Porto Alegre: Artmed, 2017. ISBN 978-85-8271-183-5. E-book.
CIBRIAN, Franceli Linney et al. A Step towards Identifying the Sound Preferences of Children with Autism. PervasiveHealth ‘18: Proceedings of the 12th EAI International Conference on Pervasive Computing Technologies for Healthcare, NY, New York, USA, p. 158–167, 21 maio 2018. DOI 10.1145/3240925.3240958. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/10.1145/3240925.3240958. Acesso em: 31 maio 2021.
DERMEVAL, Diego; COELHO, Jorge A. P. de M.; BITTENCOURT, Ig I. Mapeamento Sistemático e Revisão Sistemática da Literatura em Informática na Educação. In: JAQUES, Patrícia Augustin; SIQUEIRA; Sean; BITTENCOURT, Ig; PIMENTEL, Mariano. (Org.) Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Abordagem Quantitativa. Porto Alegre: SBC, 2020. (Série Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação, v. 2) Disponível em: https://metodologia.ceie-br.org/livro-2. Acesso em: 17 ago. 2021.
FEITOSA, Marina Araújo F; FIGUEIRÔA, Carolina F; NAGAI, Luana. A influência do design emocional em projetos de artefatos inclusivos para autistas - Estudo de caso: Squease Vest. 13º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, Joinville, SC, 05-08 nov. 2018. Disponível em: http://pdf.blucher.com.br.s3-sa-east-1.amazonaws.com/designproceedings/ped2018/4.3_ACO_02.pdf. Acesso em: 3 set. 2021.
FRANCISCO, Paulo César Moura; MENEZES, Alexandre Monteiro de. Design universal, acessibilidade e espaço construído. Construindo, Belo Horizonte, v. 3, ed. 1, p. 25-29, jan./jun. 2011. Disponível em: http://revista.fumec.br/index.php/construindo/article/view/1763. Acesso em: 3 set. 2021.
FRAUENBERGER, Christopher; MAKHAEVA, Julia; SPIEL, Katta. Designing Smart Objects with Autistic Children: Four Design Exposès. CHI ‘16: Proceedings of the 2016 CHI Conference on Human Factors in Computing Systems, California, San Jose, USA, p. 130–139, 7 maio 2017. DOI 10.1145/2858036.2858050. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/10.1145/2858036.2858050. Acesso em: 1 jun. 2021.
KITCHENHAM, B. Procedures for Performing Systematic Reviews, Technical Report. Departament of Computer Science Keele University. Keele. 2004.
LYU, Chengchen; CHEN, Hui; PENG, Xiaolan; XU, Tong; WANG, Hongan. DailyConnect: A Mobile Aid that Assists the Understanding of Situation-based Emotions for Children with ASDs. CHI EA ‘21: Extended Abstracts of the 2021 CHI Conference on Human Factors in Computing Systems, Yokohama, Japan, p. 1-6, 8 maio 2021. DOI 10.1145/3411763.3451578. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/10.1145/3411763.3451578. Acesso em: 31 maio 2021.
MELO, Aurea et al. Searching for Preferences of Autistic Children to Support the Design of User Interfaces. IHC 2017: Proceedings of the XVI Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, Joinville, Brazil, p. 1-10, 27 out. 2017. DOI 10.1145/3160504.3160536. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/10.1145/3160504.3160536. Acesso em: 1 jun. 2021.
NORMAN, Donald A. Design emocional: Por que adoramos (ou detestamos) os objetos do dia a dia. Rio de Janeiro: Rocco, 2008. 278 p. ISBN 978-85-325-2332-7.
SANTOS, Maria Isabel; BREDA, Ana M D Azevedo; ALMEIDA, Ana Margarida. Learning Environment for Autism Spectrum Disorders: a universal approach to the promotion of mathematical reasoning. DSAI 2016: Proceedings of the 7th International Conference on Software Development and Technologies for Enhancing Accessibility and Fighting Info-exclusion, Vila Real, Portugal, p. 162-169, 1 dez. 2016. DOI 10.1145/3019943.3019967. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/10.1145/3019943.3019967. Acesso em: 1 jun. 2021.
SAVALL, Ana Carolina Rodrigues; DIAS, Marcelo. Transtorno do Espectro Autista: do conceito ao processo terapêutico. São José - SC: FCEE, 2018. 152 p. ISBN 978-85-54307-07-3. E-book.
SILVA, Cátia Sofia Morgado Rafael. Design de Produto para Crianças Autistas. Orientador: Me. José Alves Pereira. 2011. 123 p. Dissertação (Mestre em Design de Produto) - Faculdade de Arquitectura, Universidade Técnica de Lisboa, Lisboa, 2011. Disponível em: https://www.repository.utl.pt/bitstream/10400.5/4695/1/DESIGN%20DE%20PRODUTO%20PARA%20CRIAN%c3%87AS%20AUTISTAS%20-%20C%c3%a1tia%20Morgado%20Rafael.pdf. Acesso em: 3 set. 2021.
TISMOO. O que é autismo ou Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)?. [S. l.], 20 ago. 2018. Disponível em: https://tismoo.us/saude/o-que-e-autismo-ou-transtorno-do-espectro-do-autismo-tea/. Acesso em: 31 ago. 2021.
TONETTO, Leandro Miletto; COSTA, Filipe Campelo Xavier da. Design Emocional: conceitos, abordagens e perspectivas de pesquisa. Strategic Design Research Journal, Rio Grande do Sul, v. 4, ed. 3, set./dez. 2011. DOI 10.4013/sdrj.2011.43.04. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/sdrj/article/view/4492. Acesso em: 3 set. 2021. DOI: https://doi.org/10.4013/sdrj.2011.43.04
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Autism spectrum disorders. [S. l.], 1 jun. 2021. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/autism-spectrum-disorders. Acesso em: 24 ago. 2021.
ZHU, Randy; HARDY, Dianna L; TRINA S, Trina S. Co-designing with Adolescents with Autism Spectrum Disorder: From Ideation to Implementation. OZCHI‘19: Proceedings of the 31st Australian Conference on Human-Computer-Interaction, WA, Fremantle, Australia, p. 106–116, 2 dez. 2019. DOI 10.1145/3369457.3370914. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/10.1145/3369457.3370914. Acesso em: 1 jun. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Interface Tecnológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
- Resumo 405
- PDF 240