ABORDAGENS DO DESIGN EMOCIONAL NA CONSTRUÇÃO DE INTERFACES PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v18i2.1300

Palavras-chave:

Design Emocional, Autismo, Design Participativo, Interface

Resumo

Visando analisar o contexto inclusivo no ramo das pesquisas, afunilando temas que estão relacionados ao desenvolvimento de produtos para, especificamente, crianças dentro do espectro autista e entender como os pesquisadores têm construído seus trabalhos sobre esse assunto, o presente artigo foi formulado para entender como essas pesquisas que usam abordagens do design emocional para a construção de interfaces para crianças autistas estão sendo elaboradas ao redor do mundo, com isso será possível responder questionamentos relevantes para compreender como o design emocional pode auxiliar no desenvolvimento dessas interfaces, também quais metodologias são mais utilizadas pelos pesquisadores e como eles abordam as emoções das crianças que participam de seus estudos. Este estudo teve como método de pesquisa o mapeamento sistemático da literatura. Os resultados apresentaram conclusões relevantes sobre os questionamentos citados anteriormente, tal como a que o design emocional não é utilizado de maneira única, mas sim acompanhada de outras abordagens e metodologias, como o design participativo, onde se torna possível inserir a criança no processo de construção do design de interfaces, juntamente com seus pais e demais profissionais como psicólogos e os próprios pesquisadores e designers.

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Publicado

20/12/2021

Como Citar

SERATI, A. G. C.; CELENTANO, S. P.; GIBERTONI, D. ABORDAGENS DO DESIGN EMOCIONAL NA CONSTRUÇÃO DE INTERFACES PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 277–289, 2021. DOI: 10.31510/infa.v18i2.1300. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/1300. Acesso em: 15 ago. 2022.

Edição

Seção

Tecnologia em Informática

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