O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NA PANDEMIA DA COVID-19 NO BRASIL
Palavras-chave:
Comportamento do consumidor, Pandemia, Covid-19Resumo
O presente artigo mostra os impactos no comportamento do consumidor diante à pandemia da Covid-19 no Brasil. A pandemia trouxe o distanciamento social como medida restritiva para controle da mobilidade da população por meio do fechamento de comércios (exceto os considerados essenciais), instituições públicas e privadas e qualquer outra atividade causadora de aglomeração de pessoas. Neste contexto, as empresas precisaram se reinventar para alcançar o consumidor que está isolado. E o comércio virtual foi a solução encontrada. O consumidor precisou adequar seus hábitos de compra. Desse modo, o objetivo da pesquisa é verificar o comportamento do consumidor em meio a atual crise sanitária no Brasil. A metodologia utilizada é uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa por meio de formulário online na cidade de Araraquara-SP e região. A amostra foi composta por 110 consumidores. Como resultado da pesquisa, constatamos que 43,6% dos consumidores preferem fazer a maioria de suas compras em lojas físicas e comprar, em menor proporção em lojas online enquanto 36,4% usam preferencialmente as lojas online sem deixar de usar as lojas físicas, porém, em menor proporção. Ainda 17,3% dos consumidores preferem compras exclusivamente em lojas físicas, sendo o principal diferencial de uma compra física a experiência material e sensorial com o produto.
Downloads
Métricas
Referências
ABCOMM. Associação Brasileira de Comércio Eletrônico. E-commerce sente os impactos do novo coronavírus. Redação - 20/03/2020. Disponível em: <https://abcomm.org/noticias/e-commerce-sente-os-impactos-do-novo-coronavirus/>. Acesso em 02 de novembro de 2020.
AGÊNCIA BRASIL. Veja as medidas que cada estado está adotando para combater a covid-19. Redação - 28/03/2020. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-03/veja-medidas-que-cada-estado-esta-adotando-para-combater-covid-19>. Acesso em 02 de novembro de 2020.
ANG, S. H.; LEONG, S. M.; KOTLER, P. (2000). The Asian apocalypse: crisis marketing for consumers and businesses. Long Range Planning, 33(1), 97-119.
BRASIL. Ministério da Saúde. 2020. Coronavírus: saiba como o Governo Federal está agindo. Disponível em: < https://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-e-vigilancia-sanitaria/2020/01/coronavirus-saiba-como-o-governo-federal-esta-agindo>. Acesso em 02 de novembro de 2020.
CHURCHILL, G. A.; PETER, J. Paul. Marketing: criando valor para o cliente. São Paulo: Saraiva, 2000.
ENGEL, J. F.; BLACKWELL, R. D.; MINIARD, P. W. Comportamento do consumidor. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000.
GULLO, M. C. R. A economia na pandemia covid-19: algumas considerações. Rosa dos Ventos – Turismo e Hospitalidade, v. 12, n. 3 – Especial Covid 19), 2020, pp. 1-8.
KAITAZ, M., & GUL, M. C. Consumer response to economic crisis and lessons for marketers: The Turkish experience. Journal of Business Research, v. 67, n.1, 2014, pp. 2701-2706.
KOTLER, P. Administração de marketing: análise planejamento, implementação e controle. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2000.
KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing.12 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
OPAS – Organização Pan-Americana da Saúde. OMS declara emergência de saúde pública de importância internacional por surto de novo coronavírus, 2020. Disponível em:
<https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6100:oms-declara-emergencia-de-saude-publica-de-importancia-internacional-em-relacao-a-novo-coronavirus&Itemid=812>. Acesso em 02 de novembro de 2020.
PINHEIRO, Ana Flávia Andrade. A interferência da crise econômica no comportamento do consumidor, em relação aos pequenos comércios locais: SADSJ - South American Development Society Journal, v. 2, n. 5, 2016.
RIES, Al. Understanding marketing psychology and the halo effect. Advertising Age, 17 abr. 2006.
SCHIFFMAN, Leon G.; KANUK, Leslie Lazar. Comportamento do consumidor. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000.
SEEGER, M.W., SELLNOW, T. and ULMER, R.R. Communication and Organizational Crisis. Westport: Praeger, 2003.
SOLOMON, Michael R. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2002.
SOUZA, D. I. et al. Manual de orientações para projetos de pesquisa. Novo Hamburgo: FESLSVC, 2013.
VOINEA, L., & FILIP, A. Analyzing the main changes in new consumer buying behavior during economic crisis. International Journal of Economic Practices and Theories, v. 1, n.1, 2011.
WALTON, M. & MANUELYAN, T. From economic crisis to social crisis. In: New Farmer R. East Asia: the road to recovery. Washington (DC): The World Bank; 1998. pp. 73–98.
ZURAWICKI, L., & BRADOIT, N. Consumers during crisis: responses from the middle class in Argentina. Journal of Business Research, v. 58, n. 8, 2005, pp 1100-1109.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Interface Tecnológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
Métricas
- Resumo 1869
- PDF 470