O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NA PANDEMIA DA COVID-19 NO BRASIL

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Palavras-chave:

Comportamento do consumidor, Pandemia, Covid-19

Resumo

O presente artigo mostra os impactos no comportamento do consumidor diante à pandemia da Covid-19 no Brasil. A pandemia trouxe o distanciamento social como medida restritiva para controle da mobilidade da população por meio do fechamento de comércios (exceto os considerados essenciais), instituições públicas e privadas e qualquer outra atividade causadora de aglomeração de pessoas. Neste contexto, as empresas precisaram se reinventar para alcançar o consumidor que está isolado. E o comércio virtual foi a solução encontrada. O consumidor precisou adequar seus hábitos de compra. Desse modo, o objetivo da pesquisa é verificar o comportamento do consumidor em meio a atual crise sanitária no Brasil. A metodologia utilizada é uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa por meio de formulário online na cidade de Araraquara-SP e região. A amostra foi composta por 110 consumidores. Como resultado da pesquisa, constatamos que 43,6% dos consumidores preferem fazer a maioria de suas compras em lojas físicas e comprar, em menor proporção em lojas online enquanto 36,4% usam preferencialmente as lojas online sem deixar de usar as lojas físicas, porém, em menor proporção. Ainda 17,3% dos consumidores preferem compras exclusivamente em lojas físicas, sendo o principal diferencial de uma compra física a experiência material e sensorial com o produto.

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Publicado

20/12/2021

Como Citar

BARBOSA SENA DA ROCHA, I. .; FERNANDES, L.; RODRIGUES, L. S. O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NA PANDEMIA DA COVID-19 NO BRASIL. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 368–380, 2021. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/1295. Acesso em: 14 out. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Gestão Empresarial

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