DESENVOLVIMENTO DE MANUAL DE INSTRUÇÃO DE TRABALHO (IT) NO PROCESSO PRODUTIVO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v18i2.1216

Palavras-chave:

Manual de instruções de trabalho (IT), PDCA, Processo

Resumo

O presente projeto tem por objetivo o desenvolvimento de um manual de instrução de trabalho (IT) de processo no setor produtivo da empresa NCA Congelados (TroppiGold) situada na cidade de Monte Alto – SP já que há muita dificuldade em padronização do processo por parte dos colaboradores da empresa por sentirem falta de um bom método de trabalho a ser seguido. Buscando utilizar a ferramenta PDCA para desenvolver o manual de instrução de trabalho para que haja uma de conformidade e padronização no processo produtivo da empresa para então aperfeiçoar tarefas e tempo durante todas as etapas do processo de produção da empresa. Para elaboração do mesmo, teve acompanhamento do dia-a-dia de trabalho dos colaboradores do setor produtivo e dos gestores para avaliação de qual a melhor forma para desenvolver determinadas práticas para a produção do Açaí e dos cremes de fruta para que os mesmos tenham um padrão de processo a ser seguido, melhorando a qualidade do produto produzido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

CHOO, C. W.. A Organização do Conhecimento. São Paulo: SENAC, 2003.

JEFFREY H. HOOPER. A Abordagem de Processo na nova ISO 9001. QSP, 2002.

MIRANDA, Wilson.E-Book. Como Elaborar Instruções de Trabalho ISO 9001:2008 .EBOOK 2008.

PEINADO, Jurandir; GRAEML, Alexandre Reis. Administração da produção: operações industriais e de serviços. Curitiba: UnicenP, 2007.

QUINQUIOLO, J. M. Avaliação da Eficácia de um Sistema de Gerenciamento para Melhorias Implantado na Área de Carroceria de uma Linha de Produção Automotiva. Taubaté⁄SP: Universidade de Taubaté, 2002.

SLACK, Nigel et al. Administração de Produção. São Paulo: Atlas, 2002.

TACHIZAWA, T; SACAICO, O. Organização Flexível: qualidade na gestão por processos. São Paulo: Atlas, 1997.

Downloads

Publicado

20/12/2021

Como Citar

BARROS BIGHETTI, R.; REIS FILHO, R. R. DESENVOLVIMENTO DE MANUAL DE INSTRUÇÃO DE TRABALHO (IT) NO PROCESSO PRODUTIVO. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 574–586, 2021. DOI: 10.31510/infa.v18i2.1216. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/1216. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Produção Industrial

Métricas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)