PLANO DE MARKETING COMO ESTRATÉGIA PARA A SUINOCULTURA
Palavras-chave:
Carne suína, Tecnologia de produção, Estratégia de marketingResumo
A suinocultura destaca-se pela elevada produtividade associada às mais modernas tecnologias de produção e ao incentivo para aumento da percepção do consumidor em relação aos atributos sensoriais e nutritivos da carne suína. Dentro desse contexto, conduziu-se pesquisa para compreender-se a importância do marketing como ferramenta estratégica de diferenciação para empreendimento suinícola a ser implantado e elaboração de plano de marketing para a mesma. O levantamento bibliográfico demonstrou que é essencial a implantação de estratégias que proporcionassem identificar a carência por informações sobre a carne suína, além de conhecer as necessidades e desejos dos consumidores desse mercado. Uma grande ferramenta que possibilita esses resultados é o plano de marketing, que permite que a empresa entenda o mercado em questão, identificando aspectos que necessitam ser explorado, possibilitando agregar valor nos produtos oferecidos, sobressaindo assim, a frente de seus concorrentes. Resultados obtidos pela presente pesquisa também demonstram que o plano de marketing, tornou-se essencial para esse ramo do agronegócio, e, avaliando o caso específico de uma empresa voltada à suinocultura (Topigs Norsvin), comprovou-se que tal estratégia proporciona inúmeros benefícios. Verificou-se que a entrada e permanência da empresa no mercado, alcançando lucratividade via implantação do plano de marketing eficiente e adoção de tecnologias inovadoras, através inclusive da percepção da necessidade de estar nos meios de comunicação e mídias sociais, gerou resultados altamente lucrativo e consolidou-a como atual líder no mercado de genética suína. Dessa forma, concluiu-se que a elaboração de plano de marketing realmente é uma importante estratégia para viabilizar projeto suinícola em implantação.
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