UTILIZAÇÃO DE SOFTWARE PARA GESTÃO DE PROJETOS: ESTUDO DE CASO EM UMA IND´ÚSTRIA METALÚRGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v18i2.1182

Palavras-chave:

Gestão de empresas, PMBOK, MS Project

Resumo

Gestão de projetos é um assunto muito abordado nos dias de hoje e que cresce cada dia mais, desta forma o presente artigo trata de um estudo de caso que evidencia a importância da implantação desta gestão em uma indústria do ramo metalúrgico agrícola, tendo como apoio o MS Project, um software de gestão de projetos que auxilia no controle e manutenção dos trabalhos executados. Para melhor entendimento do assunto, foi seguido os princípios citados no PMBOK, um guia de gerenciamento de projetos. A empresa citada não possuía uma gestão eficaz, sendo notado pelo gestor da área, fazendo-se necessário alterar os procedimentos para obter melhores resultados. Com a aplicação da metodologia notou-se melhora na integração e troca de informações entre a equipe, e a gerência contribuindo com resultados significativos para o setor. Foi notável um avanço na gestão do tempo de cada colaborador, além do consumo adequado dos recursos utilizados e no cumprimento de prazos cada vez mais apertados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Stella Vannucci Lemos, Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga – Taquaritinga – São Paulo – Brasil

Graduada em Engenharia Agronômica pela Faculdade de Ciências Agronômicas - UNESP Botucatu (2011), mestre em Energia na Agricultura pela Faculdade de Ciências Agronômicas - UNESP Botucatu (2014), doutora em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - USP (2021) e finalizando segunda graduação em Administração pela Universidade Estácio (2021). Tem experiência nas áreas de administração, engenharia agronômica, engenharia florestal, zootecnia e engenharia de produção. Lecionou disciplinas de Economia, Administração Rural, Liderança e Empreendedorismo, Comercialização, Projetos do Agronegócio, Ciências Humanas e Sociais para os cursos de Agronomia e Zootecnia. Ministra disciplinas de Liderança, Projetos de Investimento e Gestão Ambiental para turmas de MBA. Também foi facilitadora da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP), atuando nas disciplinas de Pesquisa Operacional I e II, Projeto Integrador, Gestão de Projetos e Engenharia Econômica e Financeira, para cursos de Engenharia da Produção e da Computação

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 21500: Orientações sobre gerenciamento de projetos. Rio de Janeiro: ABNT, 2012.

CRUZ, F.P.JR.; BERNARDES, V. S. L.; CALIFE, N.F.S. Aplicação do gerenciamento de projetos com auxílio do MS PROJECT em uma empresa produtora de móveis para escritório. IX Congresso brasileiro de engenharia de produção. Ponta Grossa, PR, 4 a 6 dezembro de 2019.

LEÃO, P. R. C.; NASCIMENTO, A. A. Aplicação de metodologias de gerenciamento de projetos do guia PMBOK® como instrumento relevante nos projetos de manutenção e gestão de licenças ambientais. Braz. J. of Bus. Curitiba, PR, abril/junho de 2021. DOI: https://doi.org/10.34140/bjbv3n2-005

MELO, R. A indústria 4.0 e seus impactos.UFERSA. Angicos, RN, 2020.

PMI. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos: guia PMBOK. 6 ed. Newtown Square, PA: Project Management Institute, 2017.

PAROLINI, J. T.; SATLEER, T. C.; PEREIRA, A. G.; SILVA, L. C. A importância de um escritório de projetos em uma organização. Revista Produção Online, Araxá, v. 21, n. 2, p. 353-371, 2021. DOI: https://doi.org/10.14488/1676-1901.v21i2.3586

Downloads

Publicado

20/12/2021

Como Citar

GOMES, R. C. P.; VANNUCCI LEMOS, S. . UTILIZAÇÃO DE SOFTWARE PARA GESTÃO DE PROJETOS: ESTUDO DE CASO EM UMA IND´ÚSTRIA METALÚRGICA. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 821–830, 2021. DOI: 10.31510/infa.v18i2.1182. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/1182. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Pós-Graduação em Gestão da Produção Industrial

Métricas