PLANEJAMENTO E CONTROLE DA MANUTENÇÃO PARA AUMENTO NA PRODUTIVIDADE E REDUÇÃO DE CUSTOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v18i1.1123

Palavras-chave:

Produção Industrial, Planejamento e Controle da Manutenção, Custos

Resumo

Este artigo apresenta a necessidade da aplicação de métodos mais específicos e eficazes na gestão da manutenção. Quando uma indústria apresenta um grande aumento na demanda de produtos, ficam evidente as falhas e a necessidade de um bom planejamento e controle da manutenção para que os equipamentos, que são um dos ativos industriais mais importantes para todo o processo produtivo, passem por um processo de manutenção eficaz e com isso possam atender a demanda e ainda assim, aumentar o tempo de vida útil e as boas condições de trabalho. O objetivo deste trabalho é comprovar os benefícios de planejar e controlar a manutenção dos equipamentos industriais e o impacto no faturamento e redução de custos. Para que este objetivo fosse alcançado realizou-se uma pesquisa Procurou demonstrar a relação entre o Planejamento da Manutenção e o aumento da produtividade proporcionando a redução de custos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

CHIARA, Ivone Di; KAIMEN, Maria Júlia; CARELLI, Ana Esmeralda. Normas de documentação aplicadas à área de Saúde. Rio de Janeiro: Ed. E-papers, 2008.

CORRÊA, Henrique; CAON, Mauro; GIANESI, Irineu G.N. Planejamento, Programação e Controle da Produção: MRP II/ERP: Conceitos, uso e implantação. 4. Ed. São Paulo: Gianesi Corrêa & Associados: Atlas, 2001.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos metodologia científica. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2001.

MARTINS, Garcia Petrônio; ALT, Paulo Renato Campos. Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais. 2. Ed. São Paulo: Saraiva, 2006.

MIRSHAWKA,V. ; OLMEDO, N. L., “Manutenção: Combate aos custos da não-eficácia, A vez do Brasil”, São Paulo, Makron Books do Brasil Editora Ltda, 373 pp, 1993.

OSADA, Takahashi; YOSHIKAZU, Takahashi. TPM/MPT–Manutenção Produtiva Total. São Paulo: IMAN, 1993.

PERES, Carlos Roberto Coelho; LIMA, Gilson Brito Alves. Proposta de modelo para controle de custos de manutenção com enfoque na aplicação de indicadores balanceados. Gest. Prod., São Carlos, v. 15, n. 1, p. 149-158, jan.-abr. 2008.

PERES, Mayara Lima. Sistema de planejamento e controle de manutenção baseado nos índices de controle de processo numa empresa de telecomunicações. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas.2011.

SACOMANO, Jose Benedito et al. Industria 4.0. São Paulo: Editora Blucher, 2018. 169 p.

SILVA NETO, João Cirilo; LIMA, Antonio Marcos. Implantação do Controle de Manutenção. Revista Brasil Publicado. 03 dez. 2002.

SIQUEIRA, Iony Patriota de. Manutenção Centrada na Confiabilidade: Manual de Implementação.1. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2005. 408 p

VANOLLI, K. Gestão da manutenção nas cooperativa s agrícolas: uma análise no Estado do Paraná. Curi tiba: TECPA R, 2003.

Downloads

Publicado

30/07/2021

Como Citar

VITONTO, A. W. .; REGATTIERI , C. R. . PLANEJAMENTO E CONTROLE DA MANUTENÇÃO PARA AUMENTO NA PRODUTIVIDADE E REDUÇÃO DE CUSTOS. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 546–554, 2021. DOI: 10.31510/infa.v18i1.1123. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/1123. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Produção Industrial

Métricas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>