A LOGÍSTICA E OS NÍVEIS DE SERVIÇOS NAS EMPRESAS
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v18i1.1121Palavras-chave:
Lojística, Nivel de serviço, Indicadores de desempenho, Feedback, ClientesResumo
A logística e os níveis de serviços, têm a finalidade de organizar os processos e agilizar o ganho de produtividade, qualidade e tempo. Então, este artigo, se trata de um estudo sobre a logística e os níveis de serviço da área, sendo o principal objetivo compreender que a logística é fundamental para qualquer empresa, uma vez que, se uma organização tiver produtos excelentes, porém não entregar no prazo estipulado pode interferir no feedback que o cliente irá transpassar sobre a empresa. As metodologias que compõem o presente artigo são de caráter bibliográfico e exploratório e através dessas técnicas de pesquisa pode-se constatar a importância dos níveis de serviço na logística e dos indicadores utilizados para avaliação nesse campo. Conclui-se então que a empresa que quer se manter ativa e a frente do mercado competitivo, necessita investir e consequentemente melhorar os níveis logísticos da organização.
Downloads
Métricas
Referências
ARAÚJO, W. A logística de distribuição em pequenas e médias empresas. CAFÉ COM ADM, [S. l.], 21 ago. 2010. Disponível em: <https://administradores.com.br/artigos/a-logistica-de-distribuicao-em-pequenas-e-medias-empresas>. Acesso em: 20 set. 2019.
BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos/logística empresarial. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
BALLOU, R. H. Logística Empresarial: transportes, administração de materiais e distribuição física. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
BALLOU, R.H. Logística Empresarial: transportes, administração de materiais e distribuição física. Tradução Hugo T. Yoshizaki. – São Paulo: Atlas, 1993.
BERTAGLIA, P. R. Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos. São Paulo: Saraiva, 2003.
BOWERSOX, D. J.; CLOSS, D. J. Logística empresarial: o processo de integração da cadeia de suprimento. São Paulo: Atlas, 2010.
BOWERSOX, D. J; CLOSS, D. J. Logística Empresarial: o processo de integração da cadeia de suprimentos. São Paulo: Atlas, 2007.
CHRISTOPHER, M. Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos. 2ª Edição. São Paulo: Pioneira, 2007.
FARIA, A. C.; COSTA, M. F. G. Gestão de custos logísticos: custeio baseado em atividades (ABC), balanced scorecard (BSC), valor econômico agregado (EVA). São Paulo: Atlas, 2008.
FLEURY, P.F. et all. Logística empresarial: a perspectiva brasileira. São Paulo, Atlas: 2007
KOTLER, P. Administração de marketing. São Paulo: Atlas, 2006
LEI, W.; HE, X; NIE, K. Pricing decision research for TPL considering different logistics service level influencing the market demand. Journal of Industrial Engineering and Management, 2013. Disponível em: <http://www.jiem.org/index.php/jiem/article/view/662/384>. Acesso em 15 de set. 2019
MARCONI, M. DE A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MARTINS, P. G. et all. Administração de Materiais e Recurso Patrimoniais. 3 ed. rev. e atualizada. São Paulo: Saraiva 2006.
MIRANDA, R. C.. Inteligência Organizacional e Competitiva. R. Balanced Scorecard. Traduzido por TARAPANOFF, K. (Org.) Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.
NETO, U. J. S.; SANTANA, L. C. Logistica e serviço ao cliente como estratégia competitiva. 2015. Monografia (Ensino Superior) - Fundação Viscondi Cairu, 2015. Disponível em: <https://www.cairu.br/riccairu/pdf/artigos/2/07_LOGISTICA_SERVICO_CLIENTE_.pdf>. Acesso em: 22 set. 2019.
NOVAES, A. G. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição: estratégia, operação e avaliação. Rio de Janeiro: Campus. 2007.
RIBEIRO, Alessandro Aurélio; CARVALHO, Alessandro Carvalho. A importancia da logística das empresas. 2010. Monografia (Superior em Administração) - Faculdade integrada do Vale do Ivaí, [S. l.], 2010. Disponível em: <http://www.univale.com.br/portalnovo/images/root/anaisadmix/2.pdf>. Acesso em: 19 set. 2019.
SILVA, R. M.; BRAND, G. Aplicando o processo de pensamento da TOC (teoria das restrições) através da árvore da realidade atual (ARA) para extratificar o problema de desorganização em um centro de distribuição. INGEPRO, [S. l.], 2010. Disponível em: <http://www.ingepro.com.br/index.php/ingepro/viewFile/107/98 >. Acesso em: 23 set. 2019
SANTOS, L. M. Risco de Sobrevivência de Micro e Pequenas Empresas Comerciais. Ribeirão Preto: RCO, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Interface Tecnológica
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.