APLICAÇÃO DA TECNOLOGIA DE IMPRESSÃO 3D COMO INOVAÇÃO EM UMA INDUSTRIA MOVELEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v18i1.1077

Palavras-chave:

Desenvolvimento de Produtos, Protótipo, Tecnologia de impressão 3D

Resumo

A tecnologia de impressão 3D está cada vez mais popular devido aos benefícios que traz em sua aplicação e facilidade de criação, sendo ela um dispositivo que está ao alcance tanto das pessoas quanto das empresas, viabilizando ser aplicada em qualquer segmento industrial. Essa pesquisa busca apresentar que com ela é possível reduzir-se custos, tempo no desenvolvimento de um novo produto, principalmente na obtenção de um protótipo, gerando independência e flexibilidade nos processos industriais. Seu valor está atrelado a sua versatilidade. Desenvolver um novo produto, abrange a capacidade produtiva, incertezas, propriedades físicas do produto, tempo, custos, conhecimento técnico, os riscos, principalmente na geração de valor para o cliente. Quando utilizada com essa finalidade, grande parte desses riscos são resolvidos inicialmente, através de validações, devido a sua agilidade na produção principalmente dos protótipos. Logo, o objetivo desta pesquisa cientifica é explorar os temas de processo de desenvolvimento de produtos, enfatizando a importância de um protótipo aplicada a tecnologia de impressão 3D.  E em sua aplicação, foi desenvolvido um protótipo de um produto inovador utilizando a tecnologia de impressão 3D FFF (Fused Filament Fabrication), e como resultado foi possível notar menos desperdícios dos recursos empresariais, acelerando consideravelmente a fase de desenvolvimento, testes e alterações. Conclui-se que essa tecnologia existe a favor de criar soluções para problemas diversificados e na atuação para o sucesso dos negócios, com ênfase na entrega de valor para o cliente, inovação, avanço da tecnológica e processos industriais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BAXETER M. Projeto de Produto: Guia Prático para o Design de Novos Produtos. São Paulo: Editora Blucher, 2011.

CRAWFORD M. e DI BENEDETTO A. Gestão de Novos Produtos. 11ed. Porto Alegre: McGraw Hill Brasil, 2015.

CUNICO M. W. M. Impressoras 3D: O novo Meio Produtivo. Paraná: Concep3d Pesquisas Científicas, 2015.

GARCIA, J. M. Gestão De Produtos Sob O Enfoque Do Marketing. Rio Grande do Sul: Simplissimo Livros Ltda, 2015.

IRIGARAY, H. A. et al. Gestão e Desenvolvimento de Produtos e Marcas - Série Marketing (3.ed.). Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011.

PORTELA S. O QUE É IMPRESSÃO 3D? CONHEÇA A TECNOLOGIA DE IMPRESSORAS 3D! 3DLAB, 2020. Disponível em: https://3dlab.com.br/impressao-3d-o-que-e/ Acesso em: 20 de jan. 2020.

PORTELA S. IMPRESSÃO 3D: SAIBA PORQUE ELA É UMA TECNOLOGIA NECESSÁRIA. 3DLAB, 2020. Disponível em: https://3dlab.com.br/impressao-3d-tecnologia-necessaria/ Acesso em: 15 de abr. 2020.

PRODANOV C. C. e FREITAS E. C. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico (2.ed). Rio Grande do Sul: Editora Feevale, 2013.

SCHWAB K. e DAVIS N. Aplicando a Quarta Revolução Industrial. São Paulo: Edipro, 2019.

VOLPATO, N. Manufatura aditiva: tecnologias e aplicações da impressão 3D. São Paulo: Blucher, 2017.

Downloads

Publicado

30/07/2021

Como Citar

ROTONDO BAGLIOTTI, I.; MOUTIN SEGORIA GASPAROTTO , A. APLICAÇÃO DA TECNOLOGIA DE IMPRESSÃO 3D COMO INOVAÇÃO EM UMA INDUSTRIA MOVELEIRA. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 631–643, 2021. DOI: 10.31510/infa.v18i1.1077. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/1077. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Pós-Graduação em Gestão da Produção Industrial

Métricas