A SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL NA GESTÃO DE DOCUMENTOS EMPRESARIAIS
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v17i2.1031Palavras-chave:
Arquivos, Sistema, Terceirização, OrganizaçãoResumo
Nos dias de hoje, tudo que é gerado tem seu registro, quando pessoas nascem acontece o registro do seu nascimento, quando uma empresa nasce precisa ser registrada, assim como uma peça é produzida ela também vai ter seu registro de alguma forma. Tudo isso são documentos, arquivos, informações de extrema importância. São produzidas grandes quantidades de informações nas empresas, desde seus documentos até suas atividades rotineiras. Infelizmente a forma de armazenagem nem sempre é organizada e não recebem os devidos cuidados. A gestão do acervo de documentos de uma empresa também pode prejudicar a saúde do profissional que precisa manusear diariamente os documentos em busca de atender as necessidades de informações solicitadas pela empresa que o produziu, ou de usuários que buscam a informação. A terceirização de documentos cuida e trata com procedimentos especializados, organiza e gerencia de forma apropriada e eficaz para o mantimento dos documentos. E com tudo isso a empresa paga mais barato pela guarda do documento, liberando um enorme espaço no estoque. E o principal sem colocar seus trabalhadores em risco.
Downloads
Métricas
Referências
BALBINO, Giseli Milani Santiago; SILVA, Welder Antônio. Outsourcing em arquivos públicos: uma análise crítica sobre a gestão documental terceirizada. ÁGORA: Arquivologia em debate, v. 26, n. 52, p. 91-118, 2016.
DA FONSECA, Catarina Maria Gouveia. Gestão Documental e Gestão de Recursos Humanos: contribuição para o desenvolvimento do Módulo iPortalDoc-RH. 2020.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
MARCELINO, P.; CAVALCANTE, S. For a definition of outsourcing. Caderno CRH,Salvadorv. 25, n. 65, p. 331-346, 2012.
MARQUES, João Alberto Caldas Canedo Mateus. Análise da usabilidade de um sistema de gestão documental em consultoria empresarial. 2020. Tese de Doutorado.
MEDEIROS, N. L. de; AMARAL, C. M. G. A representação do ciclo vital dos documentos: uma discussão sob a ótica da gestão de documentos. Em Questão, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 297-310, jul./dez. 2010.
MORAIS, Sílvia Cintra Borges et al. Tecnologia da informação e desempenho da gestão documental em uma Universidade Federal. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 25, n. 1, p. 3-30, 2020.
OLIVEIRA, M. I. A terceirização dos serviços na área de arquivos: uma questão a ser resolvida. Acervo, Rio de Janeiro, v. 28, n. 2, p 192-205, jul./dez. 2015.
SCHELLENBERG, T. R. Arquivos modernos: princípios e técnicas. Trad. Nilza Teixeira Soares. 4. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Interface Tecnológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
- Resumo 281
- PDF 210