OS DESAFIOS DA LIDERANÇA EM UMA EMPRESA MULTINACIONAL NO SETOR DE MOTO PEÇAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v17i2.1006

Palavras-chave:

Liderança, Motivação, Gestão de pessoas

Resumo

O ambiente corporativo está cada vez mais competitivo, sendo necessário investir em talentos humanos, principalmente em lideranças que sejam capazes de motivar seus funcionários e fazer com que se sintam comprometidos com os objetivos da organização. Em décadas anteriores focava-se principalmente nos produtos e serviços entregues, atualmente o foco de interesse passa a ser para as pessoas. Nesse cenário surge a importância da atuação dos líderes, principalmente no desenvolvimento de técnicas e aplicação de conhecimentos, habilidades e atitudes nos processos gerenciais. O objetivo principal deste trabalho foi identificar o tipo de liderança utilizado pela organização em estudo e se ele tem sido eficaz. Para que este objetivo fosse alcançado primeiramente foram feitas pesquisas bibliográficas sobre o assunto e uma pesquisa de campo aplicada junto aos líderes de seção da empresa em estudo, utilizando a entrevista como ferramenta de levantamento de dados. Após esta pesquisa chegou-se à conclusão de que a maioria dos líderes buscam o estilo democrático, o que vai ao encontro do estilo de liderança que a empresa apoia e acredita obter melhores resultados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BALDUAN, Rafael; MARTINS, Rosana M. Estilos de liderança e sua influência na motivação do funcionário: um estudo de caso. Estação Científica - Juiz de Fora, nº 16, julho – dezembro / 2016.

BLANCHARD, Ken. Liderança de alto nível: como criar e liderar organizações de alto desempenho. Porto Alegre. Bookman Editora. 2019.

CHANLAT, Jean François. O indivíduo na organização. São Paulo: Atlas, 1992. v. 1

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 6ª Edição. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

CHIAVENATO, Idalberto. Planejamento, recrutamento e seleção de pessoal: como agregar talentos à empresa. São Paulo: Altas, 2004.

COSTA, R. F. Persona – Manual prático de gestão das pessoas. Lisboa: Bertrand. 2003.

DRUCKER, Peter Ferdinand. Desafios gerenciais para o século XXI. Tradução de Nivaldo Montigelli Júnior. São Paulo: Pioneira, 1999.

FERREIRA, Humberto Medrado Gomes. Conflito Interpessoal em equipes de trabalho: O papel do líder como gerente das emoções do grupo. Cadernos UniFOA. Agosto, 2010. Universidade Federal Fluminense.

FRANÇA, A. C. L. Práticas de Recursos Humanos – PRH: conceitos, ferramentas e procedimentos. São Paulo: Atlas, 2007.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2011.

MARRAS, Jean Pierre. Gestão de Pessoas em empresas inovadoras. São Paulo: Futura 2005.

MAXWELL, John C. O líder 360º. Rio de janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2007.

PEREIRA, Hericka Rebello de Souza; NEY, Antonio Fernando Vieira. Liderança e o perfil do novo líder. Universidade Cândido mendes. Rio de Janeiro. 2009.

PIZA, Sérgio. O novo papel do líder. Revista GVEXECUTIVO • V 17 • N 1 • JAN/FE. 2018.

ROBBINS, Stephen Paul. Comportamento organizacional. Tradução técnica Reynaldo Marcondes, 11ª ed., São Paulo: Prentice Hall, 2006.

ROSA, Renata Helena Rodrigues. A importância da liderança e motivação nas organizações. XII CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO. 29 e 30 de setembro de 2016.

Downloads

Publicado

18/12/2020

Como Citar

PEREIRA DA SILVA, D. M.; FREIRE, J. E. OS DESAFIOS DA LIDERANÇA EM UMA EMPRESA MULTINACIONAL NO SETOR DE MOTO PEÇAS. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 793–805, 2020. DOI: 10.31510/infa.v17i2.1006. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/1006. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Produção Industrial

Métricas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)