UM ESTUDO SOBRE 5S NA DISTRIBUIDORA DE PRODUTOS DE HIGIENE PROFISSIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v17i2.918

Palavras-chave:

Método 5S, Indicadores de Desempenho, Melhoria de Processos

Resumo

No ambiente econômico mundial, 5S é um tema de extrema importância e altamente inserido no mercado, principalmente para as empresas que enfrentam a alta competitividade e aplicam o conceito de qualidade total, querendo maximizar a satisfação dos clientes. Nesta visão, a busca pela eficiência eleva a condição da qualidade. A permanência da organização no mercado é uma necessidade cada vez mais cobrada quando se trata de concorrência industrial. O método 5S é um processo que viabiliza a busca da eficiência no ambiente de trabalho, por meio de 5 conceitos a serem aplicados, através da mudança de comportamento. O artigo mostra as etapas de implantação do 5S em uma distribuidora de produtos de higiene profissional, com o objetivo de melhorar os indicadores de desempenho, proporcionando assim a redução no tempo médio de espera de atendimento do telemarketing, redução das reclamações pelo tempo médio de permanência dos veículos para carregamento e recebimento, redução do erro de carregamento dos itens e assim proporcionando o aumento da satisfação dos clientes. Cabe observar que os objetivos do 5S agregam, de fato, desde a distribuição de matérias-primas até a etapa final do processo. Os resultados indicaram bastante satisfação na prática do 5S, tentando manter o máximo de controle possível e significativo, indicando melhorias obtidas em relação a limpeza, autodisciplina, organização, utilização de saúde e higiene, diminuindo assim os desperdícios e as falhas, melhorando o clima organizacional, aumentando a produtividade e a motivação dos colaboradores.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ABRANTES, José. Gestão da Qualidade. Rio de Janeiro: Interciencia, 2009.

CARIDADE, A.; Práticas de Gestão Estratégica e Aderência ao Método Sigma: Um estudo de Caso no Setor de Celulose e Papel. São Paulo: USP, 2006.

CARVALHO, P. C. O programa 5S e a qualidade total. Campinas, SP: Editora Alínea, 5º edição, 2011.

EL-MONGY, A. M. A.; HAMOUDA, A. E.; NOUNOU, A.A.N. Wahdan Design of prediction system for key performance indicators in balanced scorecard. International Journal of Computer Applications, v. 72, n. 8. 2013.

FALCÃO, A. et al. Uso da Metodologia 5s numa incubadora de empresas de base tecnológica de Campos dos Goytacazes-RJ. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – SIMEP. 2015, João Pessoa. Anais. Paraíba, 2015.16p.

FRANCISCHINI, Paulino G. Indicadores de desempenho dos objetivos à ação – métodos para elaborar KPIs e obter resultados. Rio de Janeiro: Altas Books, 2017. 448 p.

LEONEL, J. O programa 5s e sua aplicação em uma fábrica de embalagens de papel. 2011. 60p. Monografia (Bacharelado) –Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2011.

LOBATO, D. M.; FILHO, J. M.; TORRES, M. C. S.; RODRIGUES, M. R. A. Estratégia de Empresas, 9 ed. Rio de Janeiro: FGV Management, 2009

LOBO, Renato Nogueirol. Gestão da qualidade. 1. ed. 3. reimpr. São Paulo: Érica, 2012.

MOHAMMED BADAWY, A. A.; EL-AZIZ, A. B. D.; IDRESS, A. M.; HEFNY, H.;

HOSSAM, S. A survey on exploring key performance indicators. Future Computing and Informatics Journal, v. 1, n. 1 - 2, 2016.

OSADA, Takashi - Housekeeping, 5S’s: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu, Shitsuke. 4. ed. São Paulo: Instituto IMAM, 2010.

PALADINI E. P. Gestão da qualidade: teoria e prática. 3ª ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2012.

PARMENTER, D. Key performance indicators: developing, implementing, and using winning KPIs. John Wiley & Sons. 2010.

PEROVANO, Dalton Gean. Manual de Metodologia Científica. Paraná: Editora Juruá, 2014.

SHANA, J.; VENKATACHALAM, T. Identifying key performance indicators and predicting the result from student data. International Journal of Computer Applications, v. 25, n. 9, p. 45-48. 2011.

TAKASHINA, N.T.; FLORES, M.C.X. Indicadores de qualidade e do desempenho: Como estabelecer metas e medir resultados. Rio de Janeiro, Quality mark, 2005.

TRAINOTTI, M. S. Aplicação da Metodologia 5S, visando a melhoria do processo organizacional em uma Fundação de Direito Privado: Um estudo de Caso. 2007. 119 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica - Departamento de Engenharia de Fabricação. Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2007.

YIN, S.; WANG, G.; YANG, X. Robust PLS approach for KPI-related prediction and diagnosis against outliers and missing data. International Journal of Systems Science, v. 45, n. 7, p. 1375-1382. 2014.

Downloads

Publicado

18/12/2020

Como Citar

DOS SANTOS, C. C.; CAÇADOR, G. J. UM ESTUDO SOBRE 5S NA DISTRIBUIDORA DE PRODUTOS DE HIGIENE PROFISSIONAL. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 967–979, 2020. DOI: 10.31510/infa.v17i2.918. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/918. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Pós-Graduação em Gestão da Produção Industrial

Métricas