O PAPEL DA MOTIVAÇÃO NA SATISFAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS E NO ALCANCE DOS OBJETIVOS EMPRESARIAIS

Autores

  • Marcos Antônio Moreira Teixeira Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil
  • Guilherme Augusto Malagolli Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil

Palavras-chave:

Metas Empresariais, Produtividade, Profissionais, Recusros Humanos

Resumo

As pessoas são parte crucial para o sucesso de uma empresa, seja na alta gerência ou nos processos de produção. Mas, ao contrário de máquinas, as pessoas não estão sempre nas mesmas condições de produtividade. Fatores internos e externos podem interferir diretamente na produtividade de um indivíduo. Neste contexto, a Motivação surge como um diferencial competitivo, já que colaboradores mais motivados podem produzir muito mais que os desmotivados. Os objetivos deste estudo são elencar possíveis causas da desmotivação dos colaboradores, definir meios de aumento da eficiência das atividades por meio da Motivação, além de mostrar como a satisfação dos colaboradores interfere no alcance dos objetivos e metas empresariais. A metodologia do presente estudo está embasada em um levantamento bibliográfico realizado através de pesquisas em artigos científicos e livros, associados a estudo de caso no setor de metalurgia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

AZEVEDO,A; MEDEIROS, M. Satisfação no trabalho: um estudo de caso na procuradoria geral de justiça do rio grande do norte. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Norte, 2012. p.3.

CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. Editora Atlas S.A. São Paulo -SP. 2012.p.95-100.

CRUZ, R. A influência da liderança na motivação dentro do contexto organizacional. Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro, 2005.p.1-41.

FERNANDES, K. R.; ZANELLI, J. C. O processo de construção e reconstrução das identidades dos indivíduos nas organizações. Revista Administração Contemporânea, v.10, n.1, Curitiba, 2006.p.2-16.

LOPES, G. Motivação no trabalho. Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro, 2003. p. 19-30.

MELLO, M. Qualidade de Vida no trabalho e Motivação. Florianópolis, 2006. Disponível em: <http//:www.assevim.edu.br/agathos/edicao/monica.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2019.

SANTOS, L. Comportamento organizacional: Motivação e qualidade de vida nas organizações. Universidade Anhanguera, São Paulo, 2017.p.1-23.

SENDER, G; FLECK, D. As Organizações e a Felicidade no Trabalho: Uma Perspectiva Integrada. Revista Administração Contemporânea, v.21, n.6, Curitiba, 2017.p.2-17.

SILVA JÚNIOR, N. A. Satisfação no trabalho: um estudo entre os funcionários dos hotéis de João Pessoa. Psico-USF, Universidade de São Francisco, v.6, n.1, Itatiba, 2001.p.2-15.

TIMOSE, L.S. et al. Análise da qualidade de vida no trabalho de colaboradores com diferentes níveis de instrução através de uma análise de correlações. Produção, v.20, n.3, São Paulo, 2010.p.2-17.

VITÓRIA, G. Funcionários motivados – O caminho para o sucesso. Universidade Cândido Mendes, Goiás, 2010. p. 1-44.

Downloads

Publicado

30/06/2019

Como Citar

TEIXEIRA, M. A. M.; MALAGOLLI, G. A. O PAPEL DA MOTIVAÇÃO NA SATISFAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS E NO ALCANCE DOS OBJETIVOS EMPRESARIAIS. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 692–701, 2019. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/616. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Produção Industrial

Métricas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>