INDÚSTRIA DO SEGMENTO TÊXTIL DE EMBALAGENS

UM ESTUDO DE CASO COMO PROPOSTA PARA AUMENTO DA PRODUTIVIDADE DE UMA IMPRESSORA COM A IMPLANTAÇÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Autores

  • Angela de Britto Perez FATEC - TQ
  • Walther Azzolini Júnior UNIARA
  • Eduardo José Alóia FATEC - TQ

Palavras-chave:

Produtividade, Planejamento e Controle da produção (PCP)

Resumo

A globalização acirrou a competitividade entre as indústrias têxteis, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT) e, para sobreviverem nesse mercado as indústrias precisam diminuir sua margem de lucro e compensar com o aumento da produtividade. Este artigo apresenta um estudo desenvolvido em uma indústria têxtil sediada na cidade de Ribeirão Bonito-SP, região de Araraquara, que de acordo com o Planejamento e Controle da Produção (PCP) baseado na Theory of Constraints (TOC), levou-nos a concluir que o gargalo da produção concentra-se na impressora. Por se tratar de uma indústria de transformação, perdas efetivas são encontradas ao longo de todo o sistema produtivo; com os objetivos de manter um fluxo de produção mais uniforme e balanceado e analisar a relação de interdependência entre a máquina e os demais processos produtivos, implantou-se na impressora uma ferramenta de tecnologia de informação (TI).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

01/07/2010

Como Citar

PEREZ, A. de B.; JÚNIOR, W. A.; ALÓIA, E. J. INDÚSTRIA DO SEGMENTO TÊXTIL DE EMBALAGENS: UM ESTUDO DE CASO COMO PROPOSTA PARA AUMENTO DA PRODUTIVIDADE DE UMA IMPRESSORA COM A IMPLANTAÇÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 31–40, 2010. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/42. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Produção Industrial

Métricas