REALIDADE VIRTUAL

Autores

  • Victor Ayres Francisco da Silva Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) - Taquaritinga - SP - Brasil
  • Mário Luis do Nascimento Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) - Taquaritinga - SP - Brasil
  • Jefferson Vieira da Silva Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) - Taquaritinga - SP - Brasil
  • Maria Aparecida Bovério Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Campus de Rio Claro – SP – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v14i2.192

Palavras-chave:

Realidade virtual, tecnologias, mundo imersivo

Resumo

Este artigo investigou, sob o enfoque bibliográfico, a temática Realidade Virtual, com o objetivo de pesquisar o que é a realidade virtual, como surgiu e qual a finalidade desta tecnologia moderna de grande valor, com o propósito de explicar sua importância no mundo globalizado e moderno. Para isso, o artigo discorre, inicialmente, sobre a metodologia da pesquisa e em seguida, trata das teorias envolvendo essa tecnologia e o que ela representa, visando compreender o que é o mundo imersivo e interativo buscado quando se utiliza tal tecnologia, podendo proporcionar ao usuário três formas diferentes de interação: passiva, exploratória e interativa. Apresenta, também, uma seção que trata sobre o valor da realidade virtual nas diversas áreas buscando demonstrar as aplicações dessa ferramenta, podendo assim explorar as vantagens geradas ao fazer uma simulação da realidade para o aprimoramento das experiências adquiridas, além das várias formas de acessá-la, utilizá-la, e como é sua integração com o mundo real. Concluiu-se que é possível utilizar-se da computação gráfica em 3D para gerar-se um novo ambiente, e, que a Realidade Virtual trouxe diversos avanços nas áreas em que são aplicadas, pois elas simulam interações diretas do usuário com determinadas coisas e eventos criados virtualmente, em que se consegue transmitir a experiência de forma aproximada à de uma situação real, na medida em que emerge nesse ambiente e em que estimula os sentidos do usuário. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

This article investigated, under a bibliographical approach, the Virtual Reality theme, with the objective of researching what virtual reality is, how it came to be and what the purpose of this modern technology of great value, with the purpose of explaining its importance in the globalized and modern world .

Downloads

Publicado

18/12/2017

Como Citar

DA SILVA, V. A. F.; DO NASCIMENTO, M. L.; DA SILVA, J. V.; BOVÉRIO, M. A. REALIDADE VIRTUAL. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 7–18, 2017. DOI: 10.31510/infa.v14i2.192. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/192. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Informática

Métricas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)