PROPOSTA DE MELHORIA EM UMA LINHA DE PRODUÇÃO DE DONUTS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v17i2.894

Palavras-chave:

Indicadores de Desempenho, Donuts, Melhoria em Processos, Processos

Resumo

Os Indicadores de Desempenho são ferramentas essenciais que auxiliam os gestores no momento de gerenciar suas organizações., permitindo que as empresas possam tomar decisões que otimizam seus processos, melhorem sua qualidade e aumentem a produtividade. O objetivo deste trabalho é, por meio de Indicadores de Desempenho, identificar onde é necessário aplicar uma melhoria em uma linha de produção de donuts, da empresa “Donuts Ana”, que se localiza na cidade de Américo Brasiliense, no estado de São Paulo. Os métodos utilizados foram: a pesquisa bibliográfica e estudo de caso, com aplicação de observações dos processos de produção. Pode-se concluir que, após o estudo de caso, foi possível identificar que a aplicação da melhoria seria na etapa " Preparar Massa". Além de identificar onde era necessário a melhoria, através do estudo de caso foi indicado qual melhoria ser aplicada. A indicação de melhoria foi, então, a de diminuir o tempo da água no fogo em 15 segundos. A empresa aplicou a melhoria no processo, obtendo um resultado de diminuição de 20 minutos na etapa “Preparar a Massa”, isto é, houve uma redução de 46 para 26 minutos de preparo

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

FERREIRA, H.; CASSIOLATO, M.; GONZALEZ, R. Uma experiência de desenvolvimento metodológico para avaliação de programas: o modelo lógico do programa segundo tempo. Brasília: IPEA, 2009. (Texto para discussão 1369)

FERREIRA, Mauro Pacheco et al. Gestão por indicadores de desempenho: resultados na incubadora empresarial tecnológica. Produção. 2008, vol.18, n.2, p. 302-318. ISSN 1980-5411.

FRANCISCHINI, Andresa S.N; FRANCISCHINI, Paulino G. Indicadores de Desempenho: Dos objetivos a ação – Métodos para elaborar KPIs e obter resultados. Rio de Janeiro: Alta Books, 2017.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed, São Paulo: Atlas, 2002.

MOREIRA, E. Proposta de uma sistemática para o alinhamento das ações operacionais aos objetivos estratégicos, em uma gestão orientada por indicadores de desempenho. Orientador: Osmar Possamai. 2002.Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis,2002.

Downloads

Publicado

18/12/2020

Como Citar

CAMPOS, F. M. de; REIS FILHO, R. R. PROPOSTA DE MELHORIA EM UMA LINHA DE PRODUÇÃO DE DONUTS. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 682–692, 2020. DOI: 10.31510/infa.v17i2.894. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/894. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Produção Industrial

Métricas