APLICAÇÃO DE PROGRAMAÇÃO LINEAR PARA MAXIMIZAÇÃO DE LUCRO EM UMA EMPRESA DE TRANSPOSTES DE CARGAS

Autores

  • Joyce Baptista Faculdade de Tecnologia de Bebedouro (Fatec) – Bebedouro – São Paulo – Brasil
  • Karla Raquel Rosa Faculdade de Tecnologia de Bebedouro (Fatec) – Bebedouro – São Paulo – Brasil
  • Paulo Henrique Benedeti Faculdade de Tecnologia de Bebedouro (Fatec) – Bebedouro – São Paulo – Brasil
  • Carla Regina Lanzotti Faculdade de Tecnologia de Bebedouro (Fatec) – Bebedouro – São Paulo – Brasil
  • Oswaldo Lázaro Mendes Faculdade de Tecnologia de Bebedouro (Fatec) – Bebedouro – São Paulo – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v17i1.838

Palavras-chave:

Solver, Transporte, Roteirização

Resumo

O objetivo principal é demostrar, através de simulação, como a utilização eficiente e eficaz da frota disponibilizada para transporte, pode impactar diretamente nos custos e consequentemente no resultado da empresa. O estudo de caso será feito em uma transportadora da região de São José do Rio Preto – SP. Para realização deste trabalho, utilizou-se pesquisa bibliográfica em livros e em artigos da internet e a resolução do problema proposto se deu por meio da planilha eletrônica, Microsoft Excel e da sua ferramenta de otimização, Solver. Como resultado foi apresentado a melhor alocação de veículo por rota, gerando assim um lucro ótimo para a empresa. Conclui-se que as ferramentas computacionais e conhecimentos de programação linear são importantes no auxílio a tomada de decisão pelos gestores das empresas de transporte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ANDRADE, E. L. Introdução à pesquisa operacional: métodos e modelos para análise de decisões. 4ª Edição. Rio de Janeiro: LTC, 2014

BALLOU, R. H. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos: Logística Empresarial. 4ªEdição, Porto Alegre: Bookman, 2006.

CAIXETA-FILHO, J. V. Pesquisa operacional: técnicas de otimização aplicadas a sistemas agroindustriais. 2ª Edição. São Paulo: Atlas, 2009.

CNT. Transporte Saiu da Recessão, mas recuperação ainda é lenta, 2018. Disponível em <http://www.cnt.org.br/imprensa/noticia/transporte-saiu-recessao-recuperacao-ainda-lenta> Acesso em 20/01/2020.

DIAS, M. A. Introdução a logística/fundamentos, práticas e integração. São Paulo: Atlas, 2017.

ENOMOTO, L. M. Análise da Distribuição Física e Roteirização de um Atacadista do Sul de Minas Gerais. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Itajubá. 2005.

FIGUEIREDO, K. F., FLEURY, P. F., WANKE, P. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos: Planejamento do fluxo de produtos e dos recursos. São Paulo: Atlas, 2009.

FUNDAÇÃO DOM CABRAL. Custos Logísticos no Brasil, 2017 .Disponível em <https://www.fdc.org.br/conhecimento-site/nucleos-de-pesquisa-site/Materiais/pesquisa-custos -logisticos2017.pdf. Acesso em 10/02/2020.

JORNAL DE ECONOMIA & FINANÇAS. Maximização de Lucros é primordial nas empresas, 2013 Disponível em <http://jornaldeeconomia.sapo.ao/gestao/maximizacao-de-lucros-e-primordial-nas-empresas> Acesso em 15/02/2020.

LACHTERMACHER, G. Pesquisa operacional na tomada de decisões. 4ª Edição. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

SILVA, JOAO CORREIA DA. Microeconomia II. Porto: FEP Faculdade de Economia do Porto, 2012.

VALENTE, A. M.; NOVAES, A. G.; PASSAGLIA, E.; VIEIRA, H. Gerenciamento do Transporte e Frotas. 3ª Edição. São Paulo: Cengage Learning, 2016.

Downloads

Publicado

04/08/2020

Como Citar

BAPTISTA, J.; ROSA, K. R.; BENEDETI, P. H.; LANZOTTI, C. R.; MENDES, O. L. APLICAÇÃO DE PROGRAMAÇÃO LINEAR PARA MAXIMIZAÇÃO DE LUCRO EM UMA EMPRESA DE TRANSPOSTES DE CARGAS. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 771–783, 2020. DOI: 10.31510/infa.v17i1.838. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/838. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Produção Industrial

Métricas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>