UM ESTUDO SOBRE RASTREABILIDADE VISANDO AO CONTROLE DE PROCESSOS

Autores

  • Anderson Rogério da Silva Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (Fatec) – Taquaritinga – São Paulo – Brasil
  • Angelita Moutin Segoria Gasparotto Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (Fatec) – Taquaritinga – São Paulo – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v17i1.796

Palavras-chave:

Qualidade, Rastreabilidade, Controle de Processos

Resumo

O objetivo deste artigo é realizar um estudo sobre rastreabilidade visando ao controle de processos, a partir da observação, de maneira prática, dos impactos positivos causados pela gestão da qualidade, por meio de uma pesquisa bibliográfica e um estudo de caso. Além disso, ressaltar a importância do sistema de identificação e rastreabilidade como um diferencial competitivo e sua aplicação dentro de uma empresa metalúrgica. Sugere-se a utilização de ferramentas da qualidade como: carta de controle, 5W2H, ciclo PDCA. Mas, a ênfase maior recai em uma proposta de melhoria utilizando a identificação e rastreabilidade como base para a aplicação destas ferramentas citadas acima, para identificar, através de coleta e cruzamento de dados, se existirem, correlação entre as não conformidades mais frequentes de peças usinadas encontradas na linha de montagem e, elaborar um plano de ação a fim de melhorar o controle do processo produtivo de usinagem, evitando-se assim maiores prejuízos: financeiros, no cumprimento do prazo de entrega, na reorganização da programação de produção e, todos os transtornos gerados por peças não conformes que chegam à linha de montagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISSO 9001: sistema de gestão de qualidade – requisitos. Rio de Janeiro: ABNT, 2008.

GIL, A. C. como elaborar projetos de pesquisa: Ed. São Paulo: Atlas, 2002.

JURAN, J. M; GRYNA, F. M. Controle de qualidade. Ed. São Paulo: Makron Books, 1993.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. Ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MARSHALL JUNIOR, I. M; et al. Gestão da qualidade. 10ª. Ed. Rio de Janeiro: FGV, 2010.

MACHADO, R. T. M; Rastreabilidade, tecnologia da informação e coordenação de sistemas agroindustriais. 2000, 256 f. Tese (Doutorado em administração). Faculdade de economia, administração e contabilidade, Universidade de São Paulo, 2000.

PALADINI, E. P; Gestão estratégica da qualidade: princípio, métodos e processos. 2ª Ed. São Paulo: Atlas, 2009.

RAMALHO, T. S.; WEISS, M. C.; MELO, V. A. Z. C.; KOFUJI, S. T. Internet das coisas a serviço da defesa: proposição de um sistema de rastreamento de armamentos. Revista de administração, sociedade e inovação, v. 6, n. 1, p. 43-59, 2020. Disponível em <http://www.spell.org.br/documentos/ver/56014/internet-das-coisas-a-servico-da-defesa--proposicao-de-um-sistema-de-rastreamento-de-armamentos-/i/pt-br> Acesso em 04 mar. 2020.

ROCHA, C. X. S. S.; CÉSAR, A. S.; RIBEIRO, P. C. A percepção do cliente sobre a importância da rastreabilidade das garrafas de vidro na cadeia cervejeira. Marketing & Tourism Review, v. 3, n. 3, p. 1-26, setembro, 2018. Disponível em <http://www.spell.org.br/documentos/ver/52088/a-percepcao-do-cliente-sobre-a-importancia-da-rastreabilidade-das-garrafas-de-vidro-na-cadeia-cervejeira-/i/pt-br.> Acesso em 04 mar. 2020.

SILVA, G. C, da; GASPAROTTO, A. M. S. Sistema de identificação e rastreabilidade de matéria prima na indústria metalúrgica. In: III SIMTEC – Simpósio de tecnologia da FATEC Taquaritinga. Disponível em <www. Fatectq.edu. br/SIMTEC>. 13p. outubro de 2015. Acesso em 05 dez. 2019.

SIQUEIRA, L. G. P; Controle estatístico do processo. Ed. São Paulo: Pioneira, 1997.

TUBINO, F. T. Planejamento e controle da produção: Ed. São Paulo: Atlas, 2009.

Downloads

Publicado

04/08/2020

Como Citar

SILVA, A. R. da; GASPAROTTO, A. M. S. UM ESTUDO SOBRE RASTREABILIDADE VISANDO AO CONTROLE DE PROCESSOS. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 708–720, 2020. DOI: 10.31510/infa.v17i1.796. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/796. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Produção Industrial

Métricas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>