METODOLOGIAS ATIVAS

vivências de práticas aplicáveis no ensino técnico integrado com foco na dinamização das aulas

Autores

  • Silvia Maria Alvim Regattieri Universidade de Araraquara (UNIARA) - Araraquara - São Paulo - Brasil.
  • Maria Leonor Beneli Donadon Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Araraquara – São Paulo – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v17i1.729

Palavras-chave:

Práticas pedagógicas inovativas, Relato de Experiência, Ensino médio integrado ao técnico, Interdisciplinaridade

Resumo

A vivência de práticas inovadoras aplicáveis tem como foco o compartilhamento de atividades simples que foram desenvolvidas e relatadas como positivas pelos professores e alunos do Ensino Técnico Integrado ao Médio (ETIM). Considerando o perfil do ETIM como algo recente e ainda pouco explorado em artigos e eventos, a proposta de expor atividades relacionadas ao público e atualizar parte da lacuna existente quanto ao tema foram as principais motivações ao desenvolvimento do trabalho. A metodologia qualitativa foi abordada no desenvolvimento das práticas interdisciplinares, sendo ainda bibliográfica devido aos artigos, livros, teses e revistas aplicados na fundamentação do tema. Os resultados obtidos mostraram-se promissores, sendo compartilhados em eventos externos e da unidade escolar, validando a aproximação de disciplinas do eixo comum às de especificidade técnica por intermédio das metodologias ativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

De Identidade. Revista Trabalho Necessário, v. 3, n. 3, p. 1–20, 2008.

DIESEL, A.; BALDEZ, A.; MARTINS, S. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, v. 14, n. 1, p. 268–288, 2017.

FOFONCA, EDUARDO; BRITO, GLAUCIA DA SILVA; ESTEVAM, MARCELO; CAMAS, N. P. V. Metodologias pedagógicas inovadoras. [s.l: s.n.]. v. 2

LOVATO, FABRICIO LUÍS; MICHELOTTI, ANGELA; DA SILVA, CRISTIANE BRANDÃO; LORETTO, E. L. DA S. Metodologias Ativas de Aprendizagem: Uma Breve Revisão. Acta Scientiae, v. 20, n. 2, p. 154–171, 2018.

MEC - BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio - PCN. Secretaria de Educação, v. 1, n. 15, p. 138, 2000.

MORAES, S. G. et al. Metodologias ativas: o protagonismo do discente no processo de aprendizagem. Os Desafios da Geografia Física na Fronteira do Conhecimento, n. January, p. 3573–3578, 2017.

NICOLA, J. A.; PANIZ, C. M. A importância da utilização de diferentes recursos didáticos no ensino de ciências e biologia. InFor, v. 2, n. 1, p. 355–381, 2016.

OMITTO, MELINA BORGES; WIEBUSCH, ANDRESSA; ROSÁRIO, V. M. DO. Inovação no Ensino Superior: formação docente e práticas pedagógicas em foco. 2018.

PAIVA, MARLLA RÚBYA FERREIRA; PARENTE, JOSÉ REGINALDO FEIJÃO; BRANDÃO, ISRAEL ROCHA; QUEIROZ, A. H. B. Metodologias Ativas De Ensino-Aprendizagem: Revisão Integrativa Active Teaching-Learning Methodologies: Integrative Review Metodologías Activas De Enseñanza-Aprendizaje: Revisión Integradora. SANARE - Revista de Políticas Públicas, v. 15, n. 02, p. 145–153, 2016.

RANGEL, M. Métodos de ensino para a aprendizagem e a dinamização das aulas. [s.l: s.n.].

SANTOS, C. A. M. DOS. O Uso De Metodologias Ativas De Aprendizagem a Partir De Uma Perspectiva Interdisciplinar. XII Congresso Nacional de Educação. EDUCERE, p. 27202–27212, 2015.

SANTOS, L. DOS; RODRIGUES, S. F. N.; SUDBRACK, E. M. ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO ENSINO SUPERIOR: AS METODOLOGIAS ATIVAS COMO POTENCIALIZADORAS DA APRENDIZAGEM. X CIDU – Congresso Ibero-americano de Docência Universitária, 2018.

SIMÕES, D. D. R. Processos Históricos, Políticos e Econômicos associáveis ao ensino técnico industrial: um estudo de caso processos históricos, políticos e econômicos associáveis ao ensino técnico industrial: um estudo de caso. p. 1–157, 2009.

Downloads

Publicado

04/08/2020

Como Citar

REGATTIERI, S. M. A.; DONADON, M. L. B. METODOLOGIAS ATIVAS: vivências de práticas aplicáveis no ensino técnico integrado com foco na dinamização das aulas. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 807–818, 2020. DOI: 10.31510/infa.v17i1.729. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/729. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Comunicação

Métricas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)