QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

a importância das pessoas nas organizações

Autores

  • Marriete Nagela Pereira Faculdade de Tecnologia de São Carlos (Fatec) – São Carlos – São Paulo – Brasil
  • Ana Teresa Colenci Trevelin Faculdade de Tecnologia de São Carlos FATECFaculdade de Tecnologia de São Carlos (Fatec) – São Carlos – São Paulo – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v17i1.716

Palavras-chave:

Qualidade de Vida no Trabalho, Motivação Organizacional, Programa de QVT

Resumo

Esse artigo teve por finalidade apresentar e discutir que a questão da qualidade de vida no Trabalho (QVT) é um fator motivacional e estratégico dentro das organizações. O estudo buscou investigar a importância da qualidade de vida no ambiente organizacional como aspecto motivador para o trabalhador e apresentar a importância da implantação dos programas de qualidade de vida no trabalho como estratégia de melhoria de produtividade, além de enfatizar como estes programas tornam as organizações mais saudáveis, competitivas e produtivas; também investigou quais aspectos associados ao comportamento organizacional impactam positiva e negativamente na saúde da organização, e como a qualidade de vida no trabalho interfere nos resultados da empresa, e promove condições que melhorem o desenvolvimento de seus colaboradores no ambiente de trabalho. Tratou-se de pesquisa de caráter qualitativo, exploratório e descritivo, que através de pesquisa bibliográfica buscou estabelecer um comparativo entre diferentes modelos sobre Qualidade de Vida no Trabalho para, em seguida, apresentar uma Proposta de Implantação de um Programa de Qualidade de Vida no Trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ALBUQUERQUE, L.; FRANÇA, A. Estratégias de recursos humanos e gestão da qualidade de vida no trabalho: o stress e a expansão do conceito de qualidade total. São Paulo: RA, v.33, n.2, abr/jun. 1998, p. 40-51.

CHIAVENATO, I. Comportamento organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. 3 ed. São Paulo: Manoele, 2014.

______. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4 ed. Barueri, SP: Manoele, 2014.

______. Recursos Humanos: o capital humano das organizações: como atrair, aplicar, manter, desenvolver e monitorar esse valioso tesouro organizacional: 10 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015.

FERNANDES, E. C. Qualidade de vida no trabalho: como medir para melhorar. 2. ed.
Salvador: Casa da Qualidade, 1996.

LIMONGI-FRANÇA, A. C. Comportamento organizacional: conceitos e práticas. São Paulo: Saraiva, 2006.

______. Qualidade de Vida no Trabalho - QVT: conceitos e práticas nas empresas da sociedade Pós-industrial. São Paulo: Atlas, 2019.

LUZ, R. Gestão do clima organizacional. Rio de janeiro: Qualitymark, 2018.

MAGALHÃES, Ana Lúcia; ANDREONI, Bruno; MARCELINO, Jéssica Fernanda Luis. Proposta de roteiro para implantação de qualidade de vida no trabalho. IX Congresso Nacional de Excelência em Gestão, 2013. Disponível em: <http://www.inovarse.org/filebrowser/download/15552>. Acesso em: 12 dez. 2019.

MAXIMIANO, A. C. A. Teoria geral da administração: da escola cientifica à competitividade na economia globalizada. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2001.

PRODANOV C. C; FREITAS E. C. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da pesquisa e do Trabalho Acadêmico 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

RODRIGUES, M. V. C.Qualidade de vida no trabalho: evolução e análise no nível gerencial. 7. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1994.

ROGERS, D. Sustentabilidade é grátis: uma abordagem para uma cadeia de fornecimento sustentável. 2010. ILOS - Especialistas em Logística e Supply Chain. Disponível em: <https://www.ilos.com.br/web/sustentabilidade-e-gratisuma-abordagem-para-uma-cadeia-de-fornecimento-sustentavel/>. Acesso em: 6 out. 2019.

SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. 24. ed. São Paulo: Cortez, 2016.

VASCONCELOS, A. F. Qualidade de vida no trabalho: origem, evolução e perspectivas. Cadernos de Pesquisas em Administração, São Paulo, v. 8, 2001.

VERGARA, S. C. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, 1997.

Downloads

Publicado

04/08/2020

Como Citar

PEREIRA, M. N.; TREVELIN, A. T. C. QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: a importância das pessoas nas organizações. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 219–231, 2020. DOI: 10.31510/infa.v17i1.716. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/716. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Gestão Empresarial

Métricas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)