OS BENEFÍCIOS DA TECNOLOGIA EMBARCADA EM IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS PARA A AGRICULTURA DE PRECISÃO

estudo de caso de produção de uma indústria de implementos agrícolas

Autores

  • Jonatas William de Oliveira Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) –SP –Brasil
  • Carlos Rodrigo Volante Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) –SP –Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v16i2.633

Palavras-chave:

Agricultura, Precisão, Tecnologia, Benefícios

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar os benefícios da tecnologia embarcada em implementos agrícolas para a agricultura de precisão, onde através da pesquisa bibliográfica, foi apresentado a evolução tecnológica dos implementos, o funcionamento da Agricultura de Precisão em campo, com suas tecnologias que promovem o ganho de produtividade gerando redução nos impactos ambientais e as possíveis tecnologias futuras que poderão ser utilizadas em implementos. Para se entender melhor o contexto abordado e apresentar os benefícios e as dificuldades que a indústria de implementos tendem a enfrentar, foi utilizado estudo de caso, onde foi possível se obter dados de uso no campo e se entender quais as dificuldades da empresa e do produtor para se atingir o lucro esperado dessa tecnologia. O trabalho conclui que a Agricultura de Precisão é um desafio muito grande para o produtor como para a indústria, visto que ainda são tecnologias caras e que exigem uma mão de obra qualificada, mas nada impossível de se resolver, conforme apresentado no decorrer deste artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ABASTECIMENTO, Ministério da Agricultura Pecuária e. Agricultura de Precisão Boletim Técnico. Brasília: Assessoria de Comunicação Social, 2009. 31 p. Disponível em: <http://www.agricultura.gov.br/assuntos/insumos-agropecuarios/arquivos-publicacoes-insumos/agric_precisao.pdf>. Acesso em: 10 mai. 2019.

ABIMAQ. Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos. Anuário ABIMAQ 2005. 2005. Disponível em: Acesso em: 01 jun. 2019.

CASTRO FILHO, C. de; MUZILLI, O. (Ed.). Uso e manejo dos solos de baixa aptidão agrícola. Londrina: IAPAR, 1999. 268 p.

COELHO,A. M. Agricultura de precisão em sistemas agrícolas. In: FALEIRO, F.G.; FARIAS NETO, A.L. Savanas: desafios e estratégias para o equilíbrio entre sociedade, agronegócio e recursos naturais. Planaltina, DF: Embrapa Cerrados, 2008. p. 1063-1083. Disponível em: Acesso em: 11 jul. 2019.

DIEGO, Rafael. Afinal, qual é a vantagem da agricultura de precisão? 2017. Disponível em: <http://www.senar.org.br/agricultura-precisao/afinal-qual-e-a-vantagem-da-agricultura-de-precisao/>. Acesso em: 02 jun. 2019.

KLINE, S.; ROSENBERG, N. An overview of innovation. In.: LANDAU. R; ROSENBERG, N. (orgs). The positive strategy, Washington, DC: National Academy of Press, 1986.

NELSON, R. R.; WINTER, S. G. Uma teoria evolucionária da mudança econômica. Editora UNICAMP, 2005.

PROFETA FILHO, A. M.; DEFFUNE PROFETA, J. Revolução técnico-científica e globalização da economia. Fevereiro de 2009. Disponível em: Acesso em: 7 jan. 2019.
ROCHA, IVAN. Ciência, tecnologia e inovação: conceitos básicos. Brasília: SEBRAE, 1996.

SAENZ, Tirso W.; GARCÍA CAPOTE, Emílio. Ciência, inovação e gestão tecnológica. Brasília: CNI/IEL/SENAI, ABIPTI, 2002.

SCHUMPETER, J. A. Teoria do desenvolvimento econômico: uma investigação sobre lucros, capital, crédito, juro e o ciclo econômico. São Paulo: Abril Cultural, 1982. (Série Os Economistas).

Downloads

Publicado

21/12/2019

Como Citar

OLIVEIRA, J. W. de; VOLANTE, C. R. OS BENEFÍCIOS DA TECNOLOGIA EMBARCADA EM IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS PARA A AGRICULTURA DE PRECISÃO: estudo de caso de produção de uma indústria de implementos agrícolas. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 264–273, 2019. DOI: 10.31510/infa.v16i2.633. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/633. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Agronegócio

Métricas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.