A UTILIZAÇÃO DO SISTEMA MRP COMO FATOR COMPETITIVO NA ORGANIZAÇÃO

Autores

  • Thais Fernandes Barrilari Discente da Faculdade de Administração e Negócios de Monte Alto
  • Fabiana Serralha Miranda de Pádua Docente da Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga e da Faculdade de Administração e Negócios de Monte Alto

Palavras-chave:

Planejamento e Controle da Produção, Sistemas de Informação, MRP

Resumo

Atualmente, com o ambiente globalizado e competitivo, a maior preocupação das organizações é aumentar a produtividade. Nesse sentido, conhecer e aplicar os sistemas de informação nas organizações torna-se compensador, sendo que estes são considerados uma ferramenta administrativa essencial para o planejamento e controle da produção. Esta pesquisa teve como objetivo analisar a aplicação do sistema de informação MRP (Materials Requirements Planning - Planejamento das Necessidades de Materiais) no planejamento e controle da produção, a fim de detectar as vantagens e benefícios que o sistema traz para a competitividade da empresa. Para tanto, inicialmente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, seguida por uma pesquisa de campo em uma empresa de médio porte, do ramo metalúrgico, especificamente na área de redutores de velocidade, localizada na cidade de Monte Alto, SP. A abordagem utilizada na pesquisa foi qualitativa, onde se pretendeu analisar e qualificar as informações obtidas. Diante dos resultados, conclui-se que o sistema MRP é indispensável para o gerenciamento das atividades críticas relacionadas ao planejamento e controle da produção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

a

Downloads

Publicado

01/07/2008

Como Citar

BARRILARI, T. F.; DE PÁDUA, F. S. M. A UTILIZAÇÃO DO SISTEMA MRP COMO FATOR COMPETITIVO NA ORGANIZAÇÃO. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 105–114, 2008. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/26. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Produção Industrial

Métricas