ANÁLISE DE REQUISITOS NA IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO ACADÊMICA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

  • Vanderlei José Fontanelli Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) - SP - Brasil
  • Maria Aparecida Bovério Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) - SP - Brasil UNESP - Campus de Rio Claro - SP - Brasil
Palavras-chave: Análise de requisitos, Sistemas de informações, Implantação de sistema de gestão

Resumo

O presente artigo teve como objetivo analisar o processo de levantamento de requisitos para implantação de um sistema de gestão acadêmica, em uma Instituição de Ensino Superior no Estado de São Paulo. Para isso foi realizado um estudo de campo, através de entrevistas com as responsáveis pelos setores de Coordenação, Finanças/Secretária Acadêmica e Biblioteca. Percebeu-se que com a implantação do sistema houve uma melhora em relação as informações, além das rotinas que foram aprimoradas. Sobre as dificuldades as entrevistadas consideraram que o fator humano foi uma das principais barreiras, pois a adaptação ao novo sistema teve que passar por um processo de conscientização dos funcionários para a melhoria do desempenho das atividades na Instituição. Concluiu-se que após a implantação do sistema o gerenciamento melhorou permitindo o fácil acesso às informações e os processos ficaram mais rápidos de serem executados, diminuindo a burocracia e agilizando os serviços.

Como Citar
FONTANELLI, V.; BOVÉRIO, M. ANÁLISE DE REQUISITOS NA IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO ACADÊMICA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR. Revista Interface Tecnológica, v. 12, n. 1, p. 30-39, 11.
Seção
Tecnologia em Informática