UM ESTUDO DE CASO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE UMA APLICAÇÃO SCRUM E DEVOPS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v17i2.978

Palavras-chave:

Desenvolvimento Ágil, Scrum, DevOps, Aplicações Web, Operações

Resumo

O mercado muda constantemente para atender as necessidades dos usuários, e constantemente a necessidade dos usuários muda e com isso, nenhum software terá os requisitos muito bem definidos logo ao início do projeto, pois eles estão em constante mudança. Dessa forma, torna-se necessário que o desenvolvimento de software não fique engessado em metodologias de desenvolvimento que não permitam tais mudanças. Para sanar esse problema, surgiram as metodologias de desenvolvimento ágil, que permitem com que os times sejam autogerenciáveis e auto adaptáveis às necessidades, tornando as mudanças menos custosas. Porém, o desenvolvimento é uma parte do processo, e ele ainda depende do time de operações para que as aplicações sejam publicadas corretamente, e o time de operações também sentiu a necessidade de tornar a infraestrutura ágil. Com isso, surgiu o DevOps, uma cooperação entre o time de desenvolvimento e o time de operações, para que não apenas o time de desenvolvimento fosse ágil ao desenvolver as necessidades, mas o time de operações também pudesse ser ágil na hora de entregá-las ao usuário final, de forma que ainda haja uma qualidade no produto que está sendo entregue. Este artigo aborda, por meio da pesquisa bibliográfica exploratória experimental, a experiência de um time scrum acadêmico aplicando a cultura DevOps durante o desenvolvimento de uma aplicação para uma instituição filantrópica. Como principais resultados obtidos, destacam-se uma maior qualidade do produto publicado e uma motivação maior da equipe ao ver a cada semana que seu trabalho estava sendo publicado na internet.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BASS, Len; WEBER, Ingo; ZHU, Liming. DevOps: a software architect's perspective. Westford, Massachusetts: Addison-Wesley, 2015. 425 p

CHACON, Scott; STRAUB, Ben. Pro Git: Everything you need to know about GIT. 2. ed. Mountain View: Apress, 2020. 521 p.

DAVIS, Jennifer; DANIELS, Ryn. Effective DevOps: Building a Culture of Collaboration, Affinity, and Tooling at Scale. Sebastopol, California: O'Reilly Media, 2016. 410 p.

HÜTTERMANN, Michael. DevOps for Developers. New York, New York: Appress, 2012. 184 p.

PRESSMAN, Roger S. Engenharia de Software: Uma abordagem profissional. 7. ed. Porto Alegre: AMGH, 2011. 779 p.

SABBAGH, Rafael. Scrum: Gestão Ágil para Projetos de Sucesso. São Paulo: Casa do Código, 2013. 355 p.

SCHWABER, Ken. Agile Project Management with Scrum. Redmond, Washington: Microsoft Press, 2004. 187 p.

SCHWABER, Ken; SUTHERLAND, Jeff. Guia do Scrum: Um guia definitivo para o Scrum: As regras do jogo. [S. l.: s. n.], 2013. 19 p. Disponível em: https://www.scrumguides.org/docs/scrumguide/v1/Scrum-Guide-Portuguese-BR.pdf. Acesso em: 23 set. 2020.

SWARTOUT, Paul. Continuous Delivery and DevOps - A Quickstart Guide: Deliver quality software regularly and painlessly by adopting CD and DevOps. 2. ed. Birmingham: Packt Publishing, 2014. 196 p.

Downloads

Publicado

18/12/2020

Como Citar

PODGORNIK, H.; GIBERTONI, D. UM ESTUDO DE CASO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE UMA APLICAÇÃO SCRUM E DEVOPS. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 244–255, 2020. DOI: 10.31510/infa.v17i2.978. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/978. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Informática

Métricas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>