O NOVO CORONAVÍRUS E AS TRANSFORMAÇÕES NOS NEGÓCIOS

análise de mudanças em empresas do setor alimentício de Araraquara/SP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v17i2.909

Palavras-chave:

Gestão Comercial, Ambiente de Negócios, Coronavírus, Crise

Resumo

As empresas que querem crescer e prosperar precisam ter uma visão de longo alcance para se anteverem às transformações no ambiente comercial e caminharem na direção das tendências de mercado. No entanto, nem todas as mudanças podem ser previstas com tanta antecedência: é o caso do surto do novo coronavírus (COVID-19) no ano de 2020, em que muitas empresas não tiveram sequer tempo de se preparar aos seus efeitos. Posto desta forma, este estudo procura avaliar o conceito de ambiente empresarial e os impactos causados por esta pandemia mundial, verificando, a partir de uma pesquisa exploratória com os proprietários de estabelecimentos comerciais do setor alimentício de Araraquara/SP, como é que eles estão lidando com este período de incertezas e quais as transformações realizadas em seus negócios em função do isolamento social e das leis impostas ao comércio para continuarem operando. O que se percebe, a partir deste estudo, é que as empresas que desejam continuar e prosperar, seja neste período de pandemia ou no futuro, precisam saber se adaptar mais rapidamente às mudanças e terem, em seu planejamento, uma diversificação de recursos e opções, a fim de se relacionarem com seus públicos tanto presencialmente quanto remotamente

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CORONAVÍRUS no Brasil. Ministério da Saúde, 2020. Disponível em: < https://covid.saude.gov.br/ >. Acesso em: 9 set. 2020.

DEL VECHIO, Gustavo H. Conexão emocional entre marcas e clientes: análise de confiabilidade no mercado comercial. Tese de Doutorado. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2018.

HOOTSUITE. We are social – Digital 2020. Hootsuite, jul. 2020. Disponível em:< https://bit.ly/32Qh2sa >. Acesso em: 22 set. 2020.

KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin L. Administração de Marketing. 14 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2012.

LIMA, Claudio M. A. O. Informações sobre o novo coronavírus (COVID-19). Revista Radiologia Brasileira, vol. 53, n.2, mar. 2020. Disponível em: < https://bit.ly/3mrJYOG >. Acesso em: 15 set. 2020.

LONGO, Walter. Marketing e comunicação na era pós-digital: as regras mudaram. Rio de Janeiro: Alta Books, 2019.

MARTUCCI, Rodrigo. Covid-19: o impacto da pandemia no comportamento de compra online. E-commerce Brasil, 4 ago. 2020. Disponível em: < https://bit.ly/3cp1E92 >. Acesso em: 22 set. 2020.

NIELSEN. Impacto da Covid-19 nas vendas de produtos de giro rápido no Brasil e ao redor do mundo. Instituto Nielsen de Pesquisa, 2020. Disponível em: < https://bit.ly/32T6VTt >. Acesso em: 22 set. 2020.

OLIVEIRA, Wanderson K.; DUARTE, Elisete; FRANÇA, Giovanny V. A.; GARCIA, Leila P. Como o Brasil pode deter a COVID-19. Revista Epidemiologia e Serviços de Saúde, vol. 29, abr. 2020. Disponível em: < https://bit.ly/2FzXvTP >. Acesso em: 15 set. 2020.

SILVEIRA, Daniel. Pandemia levou ao fechamento de mais de 135 mil lojas e à perda de 500 mil empregos no 2º trimestre, diz CNC. G1, 25 ago. 2020. Disponível em: < https://glo.bo/2FwxvsB >. Acesso em: 15 set. 2020.

SOCIAL MINER. O que mudou no comportamento do consumidor. Social Miner, 2020. Disponível em: < https://bit.ly/3hXMpVU >. Acesso em: 22 set. 2020.

YANAZE, Mitsuru H. Gestão de Marketing e Comunicação: avanços e aplicações. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

Downloads

Publicado

18/12/2020

Como Citar

DE OLIVEIRA PEREIRA, A. H.; VERÍSSIMO BARBOSA PEREIRA, J. G.; DEL VECHIO, G. H. O NOVO CORONAVÍRUS E AS TRANSFORMAÇÕES NOS NEGÓCIOS: análise de mudanças em empresas do setor alimentício de Araraquara/SP. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 424-436, 2020. DOI: 10.31510/infa.v17i2.909. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/index.php/interfacetecnologica/article/view/909. Acesso em: 1 ago. 2021.

Edição

Seção

Tecnologia em Gestão Empresarial