MUDANÇAS NAS PRÁTICAS DE NEGÓCIO EM VIRTUDE DA PANDEMIA DE COVID-19

análise de transformações em uma construtora de Araraquara/SP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v17i2.905

Palavras-chave:

Ambiente de negócio., Gestão comercial, Coronavírus

Resumo

O surto do novo coronavírus (COVID-19) no ano de 2020 está provocando inúmeras transformações às práticas dos negócios, que devem se adaptar e até se reinventarem diante de um cenário de isolamento social, incertezas e novas práticas comerciais. Posto desta forma, este estudo se propõe a analisar a importância de estar atento às mudanças no ambiente de negócios, e como a pandemia está fazendo as empresas de diversos setores repensarem suas práticas e no oferecimento de produtos e serviços. Para demonstrar estes conceitos na prática, o estudo apresenta uma pesquisa exploratória, por meio de entrevistas em profundidade com administradores de uma construtora da cidade de Araraquara/SP, a fim de entender melhor os impactos com o isolamento social e com as novas regras governamentais de comércio, e como esta empresa está se adaptando para superar a crise. O que se percebe, a partir deste estudo, é que o novo coronavírus traz consigo uma repentina necessidade de se repensar em cada aspecto do negócio, não exatamente para continuar a crescer e prosperar, mas fundamentalmente para sobreviver e continuar a operar em um mercado que está em constante mutação.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CORONAVÍRUS no Brasil. Ministério da Saúde, 2020. Disponível em: < https://covid.saude.gov.br/ >. Acesso em: 9 set. 2020.

DORNELAS, José. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 6 ed. São Paulo: Empreende/Atlas, 2016.

DRUCKER, Peter F. Inovação e espírito empreendedor: prática e princípios. São Paulo: Cengage Learning, 2015.

DUARTE, Jorge. Entrevista em profundidade. IN: DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (orgs). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2017.

FOLHA informativa COVID-19 - Escritório da OPAS e da OMS no Brasil. OPAS/OMS, 2020. Disponível em: < https://bit.ly/32Hg415 >. Acesso em: 18 set. 2020.

HOOTSUITE. We are social – Digital 2020. Hootsuite, jul. 2020. Disponível em:< https://bit.ly/32Qh2sa >. Acesso em: 23 set. 2020.

IBGE. Demografia das empresas e estatísticas de empreendedorismo: 2017. Rio de Janeiro: IBGE, 2019. Disponível em: < https://bit.ly/36Cw5Gg >. Acesso em: 16 set. 2020.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin L. Administração de Marketing. 14 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2012.

LONGO, Walter. Marketing e comunicação na era pós-digital: as regras mudaram. Rio de Janeiro: Alta Books, 2019.

MADEIRO, Carlos. Covid-19 no Carnaval? Por enquanto, ciência não tem qualquer indício disso. UOL, 20 abr. 2020. Disponível em: < https://bit.ly/3hHXfzd >. Acesso em: 18 set. 2020.

NIELSEN. Impacto da Covid-19 nas vendas de produtos de giro rápido no Brasil e ao redor do mundo. Instituto Nielsen de Pesquisa, 2020. Disponível em: < https://bit.ly/32T6VTt >. Acesso em: 23 set. 2020.

PRIMEIRO contágio pelo coronavírus teria acontecido em novembro, diz jornal. UOL, 13 mar. 2020. Disponível em: < https://bit.ly/3iP18Uo >. Acesso em: 18 set. 2020.

SEBRAE. Causa mortis: o sucesso e o fracasso nas empresas nos primeiros cinco anos de vida. Sebrae, jul. 2014. Disponível em: < https://bit.ly/2M2Xsj7 >. Acesso em: 16 set 2020.

SILVEIRA, Daniel. Pandemia levou ao fechamento de mais de 135 mil lojas e à perda de 500 mil empregos no 2º trimestre, diz CNC. G1, 25 ago. 2020. Disponível em: < https://glo.bo/2FwxvsB >. Acesso em: 18 set. 2020.

SOBRE a doença- COVID-19. Ministério da Saúde, 2020. Disponível em: < https://bit.ly/2ZRRetD >. Acesso em: 18 set. 2020.

SOCIAL MINER. O que mudou no comportamento do consumidor. Social Miner, 2020. Disponível em: < https://bit.ly/3hXMpVU >. Acesso em: 23 set. 2020.

YANAZE, Mitsuru H. Gestão de Marketing e Comunicação: avanços e aplicações. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

Downloads

Publicado

18/12/2020

Como Citar

MARTINS DE OLIVEIRA, K. S.; DEL VECHIO, G. H. MUDANÇAS NAS PRÁTICAS DE NEGÓCIO EM VIRTUDE DA PANDEMIA DE COVID-19: análise de transformações em uma construtora de Araraquara/SP. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 411-423, 2020. DOI: 10.31510/infa.v17i2.905. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/index.php/interfacetecnologica/article/view/905. Acesso em: 18 maio. 2021.

Edição

Seção

Tecnologia em Gestão Empresarial