AS IMAGENS DE ESCRITA ACADÊMICA NA INTERNET E PARA O LETRAMENTO

o caso dos sites de trabalhos prontos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v17i2.902

Palavras-chave:

Escrita Acadêmica, Internet, Letramento, Sites de Trabalhos Prontos, Imagens

Resumo

O presente artigo tem como objetivo central evidenciar as imagens de escrita acadêmica em sites de trabalhos prontos, como “Studybay” e “Monografias Digitais”, para destacar como essas imagens vão de encontro às imagens de escrita presentes no campo científico, mais especificamente, na área dos Novos Estudos do Letramento. Os sites em destaques tratam a escrita como produto e são considerados como ferramentas de facilitação do processo de escrever. Sendo assim, para analisar essas imagens, o presente estudo será embasado principalmente em Street (1984, 2001, 2003) e Marcuschi (2000/2001), além de textos do círculo de Bakhtin que deem conta do sujeito socio-histórico e da metodologia de cotejamentos, na qual um enunciado é colocado em comparação com outro. Quando da análise, serão feitos recortes nos sites em questão, com o intuito de observar os elementos verbo-visuais e buscar, a partir deles, a compreensão da imagem de escrita nesse espaço. Nesse sentido, partimos da hipótese de que há, no senso comum, o imaginário de que escrever é difícil, uma vez que existem inúmeros sites de trabalhos acadêmicos prontos, além de diversos outros materiais que tratam dessa temática. Pode-se dizer que esses sites apropriam-se desse ideário para venderem seu “produto” e perpetuar a ideia de que escrever bem é trabalhoso. Desse modo, consideramos que esse estudo pode fornecer dados que possibilitem desenvolver soluções para diminuir essa problemática.

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Referências

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Publicado

18/12/2020

Como Citar

GONÇALVES, K. AS IMAGENS DE ESCRITA ACADÊMICA NA INTERNET E PARA O LETRAMENTO: o caso dos sites de trabalhos prontos. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 889–902, 2020. DOI: 10.31510/infa.v17i2.902. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/902. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Comunicação

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