IMPLANTAÇÃO DE AUDITORIAS DE PROCESSOS COMO SUPORTE PARA A MELHORIA CONTÍNUA

um estudo em uma empresa metalúrgica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v17i2.895

Palavras-chave:

Auditoria de Processo, Melhoria Contínua, Processo de Fundição

Resumo

No panorama atual, onde o mercado é notadamente competitivo, cada vez mais as empresas necessitam buscar melhorias em seus processos, visando produzir com qualidade, suprir o esperado pelos clientes, reduzir custos e manter o negócio lucrativo. A utilização de auditorias de processos vai de encontro a este propósito, visto que o uso correto desta ferramenta permite verificar a eficácia e a eficiência dos processos produtivos, e conduzi-los a possíveis melhorias e a solução das não conformidades encontradas entre as especificações de processo, realização das tarefas, procedimentos operacionais, organização, 5S, treinamento operacional, entre outros. Esse artigo tem como objetivo mostrar, por meio de uma pesquisa descritiva apoiada em uma revisão bibliográfica, o modo de trabalho de uma empresa metalúrgica que começou a utilizar as auditorias de processos como ferramenta de apoio a melhoria contínua do processo de fundição. Os principais resultados obtidos comprovaram a eficácia desta ferramenta, colaborando para o desenvolvimento de uma cultura empresarial focada em qualidade, além de auxiliar na redução dos custos e contribuir para o alcance das metas de produção da empresa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR ISO 9000: Sistemas de gestão da qualidade - Fundamentos e vocabulário. Rio de Janeiro: ABNT, 2015.

BARROS, A. J. da S.; LEHFELD, N.A. de S. Fundamentos da Metodologia Científica. 3 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

FERREIRA, D. C.; RODRIGUES, A. M.; REBELATO, M. G.; CLETO, M. G. A auditoria de processo como suporte à melhoria contínua: estudo de caso em uma montadora de automóveis. Revista Produto&Produção, vol. 9, n. 1, p. 76-92, fev. 2008.

MELLO, C. H. P; SILVA, C. E. S; TURRIONI, J. B; SOUZA, L. G. M. ISO 9001: 2008: Sistema de gestão da qualidade para operações de produtos e serviços, 1 ed, Atlas, São Paulo, 2009.

MORO, N; AURAS, A.P.; Apostila Processo de Fabricação – Fundição. Centro Federal de Eduçação Tecnológica de Santa Catarina. Florianópolis, 2007.

PAMPONET, A.V; Auditoria Interna de processos. (2009). Portal de Auditoria. Fortaleza, 2009.

SILVA, R; BARBOSA, J.B.; MURILLO, M. A importância da qualidade dos produtos para manter a competitividade das organizações. Revista Científica Eletrônica de Administração, ano VI, n. 10, jun. 2006.

VDA 6.3. Verband Der Automobiliindustrie, E.V.(VDA), Auditoria de Processo – Parte 3, 3 ed, São Paulo, Instituto da Qualidade Automotiva (IQA). Dez 2016.

Downloads

Publicado

18/12/2020

Como Citar

CASTRO, T. P. de .; GASPAROTTO, A. M. S. IMPLANTAÇÃO DE AUDITORIAS DE PROCESSOS COMO SUPORTE PARA A MELHORIA CONTÍNUA: um estudo em uma empresa metalúrgica. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 956-966, 2020. DOI: 10.31510/infa.v17i2.895. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/index.php/interfacetecnologica/article/view/895. Acesso em: 24 out. 2021.

Edição

Seção

Pós-Graduação em Gestão da Produção Industrial