A IMPORTÂNCIA DA CULTURA CORPORATIVA E DO BOM RELACIONAMENTO COM FUNCIONÁRIOS

análise em uma empresa de pavimentação asfáltica de Taquaritinga/SP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v17i2.879

Palavras-chave:

Relacionamento Interno, Cultura corporativa, Marketing, Motivação

Resumo

Uma marca que investe no bom relacionamento com funcionários e colaboradores tem mais chances de crescer e se destacar no mercado. Posto desta forma, este estudo procura avaliar as bases de uma ótima cultura corporativa e a importância de motivar os funcionários, a ponto de fazê-los se sentirem parte do negócio. Após a análise dos conceitos teóricos, apresenta-se um estudo exploratório, por meio de entrevistas em profundidade a funcionários de uma empresa de pavimentação asfáltica de Taquaritinga/SP, cujo objetivo é o de verificar como é que eles se sentem ao trabalhar na empresa e o que os fazem se sentirem motivados. O que se constata, é que quanto mais os gestores investem em uma boa cultura corporativa e em um bom relacionamento com sua equipe, maior é o potencial de a empresa progredir, tanto em termos de parcela de mercado, mas sobretudo em sua imagem de credibilidade frente a seus públicos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

AAKER, David. On Branding: 20 princípios que decidem o sucesso das marcas. Porto Alegre: Bookman, 2015.

BERRO, Diego. 10 Dicas para Motivar uma Equipe de Vendas sem Grandes Investimentos.

Portal Administradores, 22 jul. 2007. Disponível em: < https://bit.ly/2Q6Hab1 > Acesso em: 19 ago. 2020.

CULTURA organizacional do Google: 4 aprendizados para sua empresa. Blog da Fortes Tecnologia, 18 set. 2018. Disponível em: < https://bit.ly/3eGu6D2 >. Acesso em: 20 jul. 2020.

DINIZ, Giulia. Entenda como a Netflix teve seu sucesso baseado na cultura organizacional. RH Consultoria, 28 ju. 2019. Disponível em: < https://bit.ly/32SzIb9 >. Acesso em: 25 jul. 2020.

DOUGLAS, Mary; ISHERWOOD, Baron. O mundo dos bens: para uma antropologia

do consumo. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2013.

EXEMPLOS de cultura organizacional: 3 empresas de sucesso graças à sua cultura. Kenoby, s.d. Disponível em: < https://bit.ly/3gYQ9GA >. Acesso em: 15 jul. 2020.

HALF, Robert. Cultura organizacional: tudo que você precisa saber sobre o assunto. Robert Half, 7 dez. 2018. Disponível em: < https://bit.ly/2VGCUly >. Acesso em: 21 jun. 2020.

NORDSTROM, Kjell; RIDDERSTRALE, Jonas. Funky Business: talento movimenta

capitais. São Paulo: Makron Books, 2001.

SEMPRINI, Andrea. A marca pós-moderna: poder e fragilidade da marca na sociedade contemporânea. 2 ed. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2010.

SILVA, Maicon; DIEHL, Liciane. A relação entre cultura e clima organizacional em uma empresa do ramo alimentício do Vale do Taquari/RS. Revista Destaques Acadêmicos, vol 5, n. 1, 2013. Disponível em: < https://bit.ly/3fvEIWJ >. Acesso em: 15 jul. 2020.

THE WORLD’S most valuable brands. Forbes, 2020. Disponível em: < https://bit.ly/3fzGdDk >. Acesso em: 14 jul. 2020.

Downloads

Publicado

18/12/2020

Como Citar

CARCHI DUARTE, R.; DEL VECHIO, G. H. A IMPORTÂNCIA DA CULTURA CORPORATIVA E DO BOM RELACIONAMENTO COM FUNCIONÁRIOS: análise em uma empresa de pavimentação asfáltica de Taquaritinga/SP . Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 643–655, 2020. DOI: 10.31510/infa.v17i2.879. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/879. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Produção Industrial

Métricas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>