DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE EDUCACIONAL PARA DIMENSIONAMENTO DE VIGAS E LAJES EM CONCRETO ARMADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v17i2.873

Palavras-chave:

Concreto Armado, Viga, Laje, Momento cortante, Momento fletor

Resumo

O objetivo principal deste trabalho é apresentar um software livre para microcomputadores de fácil compreensão e interface amigável, a fim de resolver numericamente o problema de dimensionamento de vigas e lajes, desde o pré-dimensionamento até as armaduras, longitudinais e estribos, mostrando graficamente e numericamente o momento fletor e cortante em vigas tendo como base a norma brasileira NBR 6118-2014. Tal aplicativo, denominado Orion, foi desenvolvido com o objetivo de facilitar o entendimento dos alunos em matérias de cálculos estruturais de concreto armado, sendo utilizado apenas para fins acadêmicos, mostrando de forma simples e rápida os resultados obtidos. O conceito de software livre não é muito difundido no Brasil, quando se trata de software livre para engenharia civil há grande dificuldade em encontrar bons programas, afinal software livre é um programa de computador distribuído sob condições que permite aos usuários estudá-lo, modificá-lo e distribuí-lo. O software é considerado livre se fornecer ao usuário o controle final sobre o código-fonte do programa, permitindo sua modificação e posterior distribuição. Para o desenvolvimento do Orion foi utilizada a linguagem de programação JAVA, a fim de maximizar seu alcance tornando-o multiplataforma e atingindo o maior número de pessoas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 6118: Projeto de estruturas de concreto - Procedimento. Rio de Janeiro, 2014.

AZEVEDO, Álvaro. MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS. 1ª Edição. ed. Portugal: [s. n.], 2003. Disponível em: http://www.alvaroazevedo.com/publications/books/livro_mef_aa_1ed/doc/livro_mef_aa.pdf. Acesso em: 1 jun. 2020.

DEITEL, Paul; DEITEL, Harvey. Java: Como Programar. oitava. ed. [S. l.: s. n.], 1. sem 2010. 1145 p.

FERNANDES, Gilson B. SOLICITAÇÕES NORMAIS CÁLCULO NO ESTADO LIMITE ÚLTIMO. 2006. CAMPINAS.

PINHEIRO, Libânio M. et al. FUNDAMENTOS DO CONCRETO E PROJETO DE EDIFÍCIOS. 2010.

Downloads

Publicado

18/12/2020

Como Citar

NETO, G. A.; FLORIAN, F.; QUARESMA, J. E. DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE EDUCACIONAL PARA DIMENSIONAMENTO DE VIGAS E LAJES EM CONCRETO ARMADO. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 78–90, 2020. DOI: 10.31510/infa.v17i2.873. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/873. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Informática

Métricas