O PLANEJAMENTO COMO FERRAMENTA DA ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

APLICAÇÃO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL

Autores

  • Maria Aurora Utrera Graduanda do curso de Tecnologia em Produção Industrial da Fatec/Tq
  • Ana Teresa Colenci Trevelin Docente da Fatec/Tq e Coordenadora do Grupo de Pesquisa GPET
  • Rosana Cristina Colombo Dionysio Docente e Especialista em Administração de Sistemas de Informação - Escola Técnica Estadual “Dr. Adail Nunes da Silva”

Palavras-chave:

Instituições de Ensino, Estratégia, Planejamento

Resumo

O presente artigo foi realizado com o intuito de apresentar as vantagens da aplicação do Planejamento como ferramenta da Administração Estratégica no sucesso de uma Escola Municipal. Por intermédio de uma revisão bibliográfica foram apresentados os conceitos e a história da Administração Estratégica e do Planejamento. Para complementar, foi realizado um estudo de caso onde pode-se comprovar que o Planejamento é uma ferramenta de fundamental importância para toda e qualquer organização que visa uma melhoria contínua, já que a mesma orienta de maneira precisa quais os pontos fortes e fracos da organização, possibilitando a tomada de decisão antecipada aos fatos e de modo mais exato. Concluiu-se, portanto que, o Planejamento como ferramenta da Administração Estratégica não é apenas de vital importância para a sobrevivência das organizações no mercado atual cada vez mais competitivo, mas também para as Instituições de Ensino que visam uma melhor qualidade no seu processo de ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

01/07/2013

Como Citar

UTRERA, M. A.; TREVELIN, A. T. C.; DIONYSIO, R. C. C. O PLANEJAMENTO COMO FERRAMENTA DA ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA: APLICAÇÃO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 131–142, 2013. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/85. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Gestão Empresarial

Métricas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)