O PAPEL DA COMUNICAÇÃO DENTRO DO AMBIENTE ORGANIZACIONAL

Autores

  • Vagner Marcondes Corrêa Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (Fatec) – Taquaritinga - São Paulo – Brasil
  • Nathalia Maria Soares Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (Fatec) – Taquaritinga - São Paulo – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v17i1.794

Palavras-chave:

Estratégia, Gestão Industrial, Organização

Resumo

Este trabalho tem como objetivo mostrar a importância da comunicação dentro da empresa e a necessidade de planejar estratégias competitivas nesse ramo, com novas tecnologias de informação. Valorizar a qualidade e eficiência nos processos refletem diretamente na prestação de serviço e produtos, sendo ponto chave em todos os setores da empresa, desde insumos, passando pelo processo de transformação, distribuição, até mesmo o pós-venda demonstrando os benefícios da comunicação dentro da empresa. O artigo fundamenta-se por meio de pesquisa bibliográfica em livros, sites, monografias e artigos científicos, juntamente com estratégias e ferramentas, criando relacionamento com clientes, alcançando os objetivos da empresa. Os resultados qualitativos colaboram para o entendimento do papel da comunicação empresarial e algumas de suas estratégias competitivas. A comunicação, quando utilizada de forma eficaz, contribui para a motivação da equipe, melhorando os resultados, produtividade e, com isso, o conhecimento do processo faz com que os colaboradores se sintam confiantes e incentivados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANGELONI, Maria Terezinha. Comunicação nas Organizações da Era do Conhecimento. São Paulo: Editora Atlas, 2010.
ARGENTI, Paul A. Comunicação Empresarial: a construção da identidade, imagem e reputação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
BUENO, Wilson da Costa. Comunicação empresarial: teoria e pesquisa. São Paulo: Manole, 2003.
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral Da Administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações / Idalberto Chiavenato – 7. Ed. Ver. E atual – Rio de Janeiro: Elsevier, 2010 - 12.
DAVIS, K.&; NEWSTROM, J.W. Comportamento humano no trabalho. São
Paulo: Pioneira, 1992.
DRUCKER, Peter F. Pratica da Administração de Empresa. 3° Ed. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1964.
GALINDO, Daniel dos Santos. Comunicação Mercadologica em tempos de incertezas. São Paulo: Ícone Editora, 2008.
KUNSCH, M. M. K. Comunicação organizacional: linguagem, gestão e perspectivas. São Paulo: Saraiva, 2009.
ESTADO, do Correio. Falta de comunicação. 2019. Disponivel: <https://www.fasete.edu.br/revistarios/media/revistas/2016/11/comunicacao_empresarial_a_importancia_da_comunicacao_nas_organizacoes_e_o_advento_de_novas_tecnologias.pdf> Acesso em 19 Fev 2020.

MATOS, Gustavo Gomes; Comunicação sem complicação; 2. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
MELO, Luiz Roberto Dias de. Comunicação empresarial. – Curitiba: IESDE Brasil S.A.,
2005.
SANTEE, Nellie Rego; TEMER Ana Carolina R. P. A linguística de Roman Jakobson: Contribuições para o Estudo da Comunicação. Disponivel em < https://revista.pgsskroton.com/index.php/ensino/article/view/2890> Acesso em 15 Mar 2020.
SILBIGER, Lara. Como criar a melhor estratégia de comunicação para seu negocio. Pequenas Empresas Grandes Negócios. Disponivel em <https://revistapegn.globo.com/We-Are-Omie/noticia/2019/06/como-criar-melhor-estrategia-de-comunicacao-para-o-seu-negocio.html>. Acesso em 24 Fev 2020.
PADUANO, Paulo. A importância da comunicação no ambiente de trabalho. 2012. Disponível em <http://paulopaduano.com.br/blog/artigos/20126/A-importancia-da-comunicacao-no-ambiente-de-trabalho> Acesso em 15 Mar 2020.

PEREIRA, R. C. F; BELLINI, C. G. P. As redes como tecnologia de apoio à gestão do conhecimento. In: ANGELONI, M. T. Organizações do conhecimento: infraestrutura, pessoas e tecnologia. São Paulo: Saraiva, 2008.

WINCH, Paula Gaida; NASCIMENTO, Silvana Schwab do. A teoria da comunicação de Jakobson: suas marcas no ensino de Língua Portuguesa ( The theory of communication by Jakobson: Its marks in Portuguese Language teaching). Estudos da Língua(gem), [S.l.], v. 10, n. 2, p. 219-236, dez. 2012. ISSN 1982-0534. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1196>. Acesso em: 15 mar. 2020. doi: https://doi.org/10.22481/el.v10i2.1196.

Publicado

04/08/2020

Como Citar

CORRÊA, V. M.; SOARES, N. M. O PAPEL DA COMUNICAÇÃO DENTRO DO AMBIENTE ORGANIZACIONAL. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 699-707, 2020. DOI: 10.31510/infa.v17i1.794. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/index.php/interfacetecnologica/article/view/794. Acesso em: 1 out. 2020.

Edição

Seção

Tecnologia em Produção Industrial