O MERCADO “IN NATURA” DO LIMÃO TAHITI

Autores

  • Fernando Demetrio Prevideli Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (Fatec) – Taquaritinga – São Paulo – Brasil
  • Marcela Midori Yada de Almeida Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (Fatec) – Taquaritinga – São Paulo – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v17i1.776

Palavras-chave:

Lima Acida Thaiti;, Comercialização;, Consumo; Produção.

Resumo

Inserido dentro do ramo da citricultura, o limão tahiti vem ganhando o mercado interno e externo. Propriedades de pequeno e médio porte vêm apostando na cultura nos últimos anos devido à rentabilidade elevada, fácil manejo e baixas perspectivas com outras culturas. O objetivo do trabalho é analisar o mercado “in natura” do limão tahiti, destacando a produção, a economia e o aspecto social da cultura no país. Visto que, atualmente, os estados de São Paulo, Bahia e Minas Gerais se destacam como os maiores produtores de limão thaiti. Devido ao seu uso diversificado, a fruta já é a sétima com mais demanda na CEAGESP, com possibilidade de aumento de consumo. No entanto, no cenário internacional há duas vertentes. A primeira, refere-se ao comércio com a União Europeia, principal comprador, destacando a Holanda e o Reino Unido. A outa vertente, é a não comercialização os Estados Unidos devido a problemas fitossanitários. Há também a diferenciação entre os preços do limão tahiti e da laranja. Todavia, há espaço para o crescimento do cultivo e da comercialização do limão thaiti, pois há possibilidade do aumento da renda familiar e, consequentemente, o consumo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

A ORIGEM DO LIMÃO TAHITI. ITACITRUS. 2010. Disponível em: <http://itacitrus.com/international/pt/Tahiti.aspx> Acesso em: 05 de abril de 2020.

AZEVÊDO, C.L.L. Sistema de produção de citros para o Nordeste. EMBRAPA MANDIOCA E FRUTICULTURA. 2003. Disponível em: <https://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Citros/CitrosNordeste/importancia.htm> Acesso em: 05 de Abril de 2020.

BANCO DE DADOS, PREÇOS MÉDIOS DOS HORTIFRUTÍCOLAS. HF BRASIL. 2020. Disponível em: < https://www.hfbrasil.org.br/br/banco-de-dados-precos-medios-dos-hortifruticolas.aspx?produto=9&regiao%5B%5D=111&regiao%5B%5D=110&regiao%5B%5D=109&regiao%5B%5D=112&regiao%5B%5D=113&todos_regiao=1&periodicidade=anual&ano_inicial=2020&ano_final=2020&pagina=4> Acesso em: 06 de Abril de 2020.

GERALDINI, F.; RIBEIRO, M.C. Lima ácida tahiti: mercado e perspectivas para 2019. Revista Hortifruti Brasil. Disponível em: < https://www.hfbrasil.org.br/upload/kceditor/files/Dia%20do%20Lima%cc%83o%20PDF.pdf> Acesso em: 05 de Abril de 2020.

JOÃO, P.L. Panorama Mundial e Brasileiro do Limão. UFRGS. 2019. Disponível em: https://www.ufrgs.br/grupex/wp-content/uploads/2019/03/6-LIPP-Panorama-do-Limao-no-RS.pdf. Acesso em 07 de abril de 2020.

LIMÃO TAHITI CONQUISTA MERCADOS E PRODUTORES. INVESTE SÃO PAULO. 2016. Disponível em: <https://www.investe.sp.gov.br/noticia/limao-tahiti-conquista-mercados-e-produtores/> Acesso em: 06 de abril de 2020.

LIMÃO TAHITI (TAITI). CEAGESP. 2020. Disponível em: <http://www.ceagesp.gov.br/guia-ceagesp/limao/> Acesso em: 06 de Abril de 2020.

LIMÃO TAHITI CONQUISTA MERCADOS E PRODUTORES. CITRUSBR. 2016. Disponível em: < http://www.citrusbr.com/noticias/?id=312256> Acesso em: 06 de Abril de 2020.

MERCADO EXTERNO: BARREIRAS TARIFÁRIAS E NÃO-TARIFÁRIAS. CITRUSBR. 2010. Disponível em: < http://www.citrusbr.com/mercadoexterno/?me=03> Acesso em: 06 de Abril de 2020.

MOITINHO, F. O doce negócio do limão. Revista Dinheiro Rural. 2016. Disponível em: < https://www.dinheirorural.com.br/secao/agronegocios/o-doce-negocio-do-limao> Acesso em: 06 de Abril de 2020.

ROSSI, P.L.; PANDOLFI, M.A.C. Análise de mercado da lima ácida Thaiti. Revista Interface Tecnológica, v. 16, n. 2, p. 255-263, 2019.

SEBRAE. O cultivo e o mercado do limão. 2016. Disponível em: <https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/o-cultivo-e-o-mercado-do-limao,9e7a9e665b182410VgnVCM100000b272010aRCRD> Acesso em: 05 de abril de 2020.

Publicado

04/08/2020

Como Citar

PREVIDELI, F. D.; ALMEIDA, M. M. Y. de. O MERCADO “IN NATURA” DO LIMÃO TAHITI. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 409-416, 2020. DOI: 10.31510/infa.v17i1.776. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/index.php/interfacetecnologica/article/view/776. Acesso em: 20 set. 2020.

Edição

Seção

Tecnologia em Agronegócio