A CONTRIBUIÇÃO DA VIRTUALIZAÇÃO E A CONSOLIDAÇÃO DE SERVIDORES PARA REDUÇÃO DE TCO

  • Mauricio de Oliveira Dian Graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga
  • Marco Antonio Alves Pereira Docente na Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga
Palavras-chave: Virtualização, Consolidação, TCO, Redução de custos

Resumo

Reduzir custos e otimizar os recursos disponíveis visando economia sob diversos aspectos vem sendo um dos principais objetivos empresariais de tempos pra cá. Este artigo traz uma discussão sobre a importância das técnicas de virtualização e consolidação de servidores na otimização e melhor adequação dos servidores e seus respectivos serviços para alcançar esses objetivos tão desejados. Estas técnicas se demonstram ainda como fatores cruciais para a redução de TCO (Custo Total de Propriedade) e aumento da taxa de retorno de investimento e estão sendo adotadas cada vez mais devido a redução de custos obtida, principalmente, com consumo de energia elétrica, com espaço físico ocupado pelas máquinas e com a aquisição de menos equipamentos de hardware ao longo do tempo, além de facilitar o gerenciamento da rede.

Como Citar
DIAN, M.; PEREIRA, M. A CONTRIBUIÇÃO DA VIRTUALIZAÇÃO E A CONSOLIDAÇÃO DE SERVIDORES PARA REDUÇÃO DE TCO. Revista Interface Tecnológica, v. 10, n. 1, p. 27-35, 11.
Seção
Tecnologia em Informática