A CAPTURA DE MOVIMENTO COMO TECNOLOGIA PARA DAR FLUIDEZ NATURAL AOS MOVIMENTOS DE PERSONAGENS E OBJETOS 3D

Autores

  • Saulo Godoy Proetti Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (Fatec) – Taquaritinga – SP – Brasil
  • Gustavo Henrique Del Vechio Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (Fatec) – Taquaritinga – SP – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v17i1.752

Palavras-chave:

Captura de Movimento;, Animação 3D;, Computação gráfica (CG);, Tecnologia emergente;

Resumo

A captura de movimento, também chamada por mocap, é uma tecnologia cada vez mais utilizada sobretudo na indústria de jogos e produções audiovisuais, para oferecer mais naturalidade e fluidez ao movimento de objetos e personagens desenhados em 3D. Este estudo se propõe a analisar como esta tecnologia opera, tanto em termos computacionais, isto é, de hardwares e softwares, quanto em sua aplicação prática, mais especificamente em produções cinematográficas. Para isso traz, como exemplo, uma análise do filme “Alita: anjos de combate”, em que o uso desta tecnologia proporcionou aos personagens tridimensionais maior fluidez e integração com as filmagens e personagens reais das cenas. O que se conclui, a partir do estudo, é que sem a captura de movimento, seria muito mais difícil obter tamanho realismo ou fluidez natural no desenvolvimento de animações e artes tridimensionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

14 GAMES que utilizam captura de movimento para deixar os personagens mais realistas. Garotas Geek, 19 abr. 2016. Disponível em: < https://bit.ly/3aIHu8t >. Acesso em: 6 fev. 2020.

ALITA: Battle Angel. Rotten Tomatoes, sd. Disponível em: < https://www.rottentomatoes.com/m/alita_battle_angel >. Acesso em: 2 abr. 2020.

AS AVENTURAS de Gulliver. IMDB, sd. Disponível em: < https://www.imdb.com/title/tt0031397/ >. Acesso em: 15 fev. 2020.

BRANCA de Neve e os sete anões: o filme marco na história do cinema de animação. Animação S.A, 2 ago. 2015. Disponível em: < https://bit.ly/2UFR2LW >. Acesso em 18 fev. 2020.

CONSCIÊNCIA: captura de movimento. TV UFSC, Youtube, 27 nov. 2016. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=M_gLaLMXkzs >. Acesso em: 27 fev. 2019.

FOSSATI, Carolina L. Cinema de animação: uma trajetória marcada por inovações. VII Encontro Nacional de História da Mídia, Fortaleza, 19-20 ago. 2009. Disponivel em < https://bit.ly/39KX9Tj >. Acesso em: 3 abr. 2020.

GAGLIONI, Cesar. Rogue One: produtores falam sobre CGI e a presença de Tarkin no filme. Jovem Nerd, 27 dez. 2016. Disponível em: < https://jovemnerd.com.br/nerdbunker/rogue-one-produtora-comenta-presenca-de-tarkin-no-filme/ >. Acesso em: 3 abr. 2020.

GUILLÉN, José M. El cine de animación: en más de 100 longametrajes. Madri: Alianza, 1997.

HELBIG, Henrique; ROSA, Aquila P.; SILVA, Ben-Hur; VARALLO, Daniel; TRIGO, Fabiana; ESPINDOLA, Stephanie. Captura de movimento: nova técnica reinventa a forma de fazer filmes. Identidade RP, 28 jul. 2012. Disponível em: < https://www.rrpponline.com.br/site/captura-de-movimento/ >. Acesso em: 10 mar. 2020.

HELLARD, Paul. Weta Digital VFX supervisor talks about polygons and eyeballs on Alita: Battle Angel. VFX Science, 18 fev. 2019. Disponível em: < https://vfxscience.com/2019/02/18/alita-battle-angel/ >. Acesso em: 23 mar. 2020.


INERTIAL Motion Capture Systems. Tracklab, s.d. Disponível em: < https://tracklab.com.au/inertial-motion-capture-systems/ >. Acesso em: 19 fev. 2020.

JUNIOR, Jonas. Por trás das câmeras: o que é a captura de movimento? Cinéfilos Anônimos, 29 jun. 2017. Disponível em: < http://www.cinefilosanonimos.com.br/por-tras-das-cameras-o-que-e-captura-de-movimento/ >. Acesso em 15 mar. 2020.

LINHARES, Caroline. Filme sobre a vida de Van Gogh onde todos os frames foram pintados a óleo. O Palma, 22 jun. [2017]. Disponível em: < http://leiaopalma.com/palma-lido/filme-sobre-a-vida-de-van-gogh-onde-todos-os-frames-foram-pintados-a-oleo/ >. Acesso em: 15 fev. 2020.

LUCENA JÚNIOR, Alberto. Arte da animação: técnica e estética através da história. 2 ed. São Paulo: Senac, 2005.

MORI, Masahiro. The uncanny valley: the original essay by Masahiro Mori. IEEE Spectrum, 12 jun. 2012. Disponível em: < https://bit.ly/2wZEmqc >. Acesso em: 22 fev. 2020.

SEYMOUR, Mike. Weta Digital’s Remarkable Face Pipeline: Alita Battle Angel. FX Guide, 8 mar. 2019. Disponível em: < https://www.fxguide.com/fxfeatured/weta-digitals-remarkable-face-pipeline-alita-battle-angel/ >. Acesso em: 23 mar. 2020.
SERKIS, Andy. Andy Serkis explica a evolução da captura de movimentos no cinema. Canal B9, 5 ago 2017. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=RMd52GoKQUQ >. Acesso em: 22 fev. 2020.

THIS MONTH in VFX History: rotoscoping and Max Fleischer. Pluralsight, 31 jul. 2014. Disponível em: < https://bit.ly/3dSQ9Y1 >. Acesso em 17 mar. 2020.

Downloads

Publicado

04/08/2020

Como Citar

PROETTI, S. G.; DEL VECHIO, G. H. A CAPTURA DE MOVIMENTO COMO TECNOLOGIA PARA DAR FLUIDEZ NATURAL AOS MOVIMENTOS DE PERSONAGENS E OBJETOS 3D. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 82–94, 2020. DOI: 10.31510/infa.v17i1.752. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/752. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Informática

Métricas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>