RADAR DA INOVAÇÃO COMO FERRAMENTA AUXILIADORA NA GESTÃO DA INOVAÇÃO

um estudo de caso em uma empresa do setor alimentício

Autores

  • Larissa Natália Bossini Casoni Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) –SP –Brasil
  • Guilherme Augusto Malagolli Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – São Paulo – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v16i2.680

Palavras-chave:

Inovação, Gestão, Radar da Inovação, Dimensões

Resumo

No contexto atual das empresas, inovar tem se tornado uma estratégia organizacional essencial para manter-se no mercado. A questão proposta nesta pesquisa foi verificar as inovações na empresa Alfa, uma empresa de grande porte do setor alimentício, representativa no segmento em que atua. A pesquisa realizada teve como base a proposta do Radar da Inovação, onde dados foram levantados em seis dimensões organizacionais, sendo estas: oferta, plataforma, cliente, valor, presença e marca, sendo estes dados coletados nos períodos: primeiro semestre de 2018 (T1) e primeiro semestre de 2019 (T2). A respeito da metodologia utilizou-se de uma pesquisa bibliográfica sobre a inovação e sua gestão nas empresas para o embasamento da fundamentação teórica, enquanto que para o levantamento dos dados da empresa utilizou-se de pesquisa em bancos de dados, sendo estes analisados e comentados na quarta seção deste artigo. Com o presente estudo notou-se a concentração de inovações nas dimensões Cliente, Presença e Oferta em T1, enquanto em T2 destacaram-se as dimensões Valor e Marca. Quanto à dimensão Plataforma, manteve-se igual nos dois períodos.

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Publicado

21/12/2019

Como Citar

CASONI, L. N. B.; MALAGOLLI, G. A. RADAR DA INOVAÇÃO COMO FERRAMENTA AUXILIADORA NA GESTÃO DA INOVAÇÃO: um estudo de caso em uma empresa do setor alimentício. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 146-156, 2019. DOI: 10.31510/infa.v16i2.680. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/index.php/interfacetecnologica/article/view/680. Acesso em: 12 ago. 2020.

Edição

Seção

Tecnologia em Gestão Empresarial