FORMAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA

NECESSIDADES DA PRÁTICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

  • Luciana Aparecida Ferrarezi Doutoranda da FCLAr UNESP Araraquara - Programa de Educação Escolar. Mestre em Educação Matemática -UNESP Rio Claro. Docente da FATEC Taquaritinga e IMES-FAFICA Catanduva
Palavras-chave: Formação continuada, Necessidades de formação, Matemática

Resumo

Este trabalho de pesquisa teve como objetivo identificar as necessidades formativas de professores de matemática participantes do Programa de Formação Continuada Teia do Saber. Os professores pesquisados pertencem à região de Taquaritinga, Jaboticabal e Catanduva. Os dados levantados apontam como necessidades principais dos professores a aprendizagem de conteúdos específicos de matemática com o propósito de ensiná-los e a apropriação de metodologias de ensino adequadas às clientelas e aos conteúdos. Em relação a demandas originárias da diversidade das características dos alunos, as necessidades detectadas referem-se ao trato com a indisciplina, às abordagens sobre as drogas, às doenças sexualmente transmissíveis, gravidez na adolescência e violência. Esse apontamento de necessidades poderá contribuir com processos de formação continuada que efetivamente auxiliem o professor a melhor se situar em sua tarefa profissional.

Como Citar
FERRAREZI, L. FORMAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA. Revista Interface Tecnológica, v. 9, n. 1, p. 44-49, 11.
Seção
Tecnologia em Comunicação