SIMULAÇÃO DO SOFTWARE ARENA PARA O ABASTECIMENTO DE REFRIGERANTES EM UMA REDE DE SUPERMERCADOS NO MUNICÍPIO DE BEBEDOURO (SP)

  • Paulo Tiago Dionizio Faculdade de Tecnologia de Bebedouro (FATEC) –SP –Brasil
  • Rhadler Herculani Faculdade de Tecnologia de Bebedouro (FATEC) –SP –Brasil
Palavras-chave: Abastecimento, transporte, distribuição, Otimização

Resumo

O objetivo do presente trabalho se constitui em utilizar o software ARENA para simulação e otimização de tempo total gasto com a atividade de abastecimento de refrigerantes em uma rede de supermercados no município de Bebedouro (SP). Com a finalidade de otimizar a atividade logística e diminuir o tempo de atendimento aos clientes, fez-se necessário a cronometragem de todo o processo laboral de um funcionário colaborador para esse estudo, desde a saída de sua residência para o início do expediente, até o término do último abastecimento previsto para o mesmo dia, no total de 19 dias cronometrados, com o propósito de conhecer bem o funcionamento de toda cadeia de transporte, a fim de que se consiga realizar um bom planejamento que atenda às necessidades da empresa, ao mesmo tempo em que seja capaz de reduzir os custos de execução da atividade de abastecimento e obtenha êxito em atender as expectativas dos seus clientes. A distribuição física dos produtos deve ser realizada sempre buscando abastecer, no tempo certo e com a qualidade­ desejada (ou acima do esperado) clientes finais do varejo, no caso uma rede de supermercados para o município de Bebedouro (SP). Conseguir manter um padrão de excelência e de qualidade entre todas as etapas da cadeia de abastecimento será um diferencial almejado e que resultará na fidelidade para com os serviços prestados.

Publicado
21/12/2019
Como Citar
Dionizio, P. T.; Herculani, R. SIMULAÇÃO DO SOFTWARE ARENA PARA O ABASTECIMENTO DE REFRIGERANTES EM UMA REDE DE SUPERMERCADOS NO MUNICÍPIO DE BEBEDOURO (SP). Revista Interface Tecnológica, v. 16, n. 2, p. 101-111, 21 dez. 2019.
Seção
Tecnologia em Informática