PROPOSTA DE MELHORIA NO LAYOUT DE PRODUÇÃO UTILIZANDO A FERRAMENTA SLP

um estudo de caso em uma indústria de implementos agrícolas

Autores

  • Vagner Marcondes Corrêa Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) –SP –Brasil
  • Carlos Rodrigo Volante Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) –SP –Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v16i2.631

Palavras-chave:

Arranjo Físico, Indústria, Layout, SLP, Physical Arrangement, Industry

Resumo

Com o mercado globalizado, as empresas buscam cada vez mais competitividade, por meio do planejamento da produção, este artigo apresenta um estudo de caso sobre arranjo físico em uma indústria que fabrica peças para implementos agrícolas, localizada em Matão, após observa-se o processo produtivo, maquinário, equipamentos, percebe-se uma deficiência no planejamento do layout, a partir desse contexto apoiado pela ferramenta SLP (Planejamento Sistemático do Arranjo Físico), pretende-se propor um novo, que seja possível agrupar as tarefas de acordo com a relação de prioridade, reduzindo deslocamento desnecessário de material entre os departamentos. O método utilizado para realização do trabalho foi um estudo de caso e revisão de monografias, artigos científicos e sites a fim de obter auxílio e entendimento sobre o assunto descrito. Os resultados da pesquisa proporcionam maior flexibilidade, busca estruturar conhecimentos e ferramentas disponíveis para o planejamento de arranjos físicos com maior eficiência, determinando assim a elaboração com melhorias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral Da Administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações / Idalberto Chiavenato – 7. Ed. Ver. E atual – Rio de Janeiro: Elsevier, 2003 - 12.
CORRÊA, Henrique L.; CORRÊA, Carlos A. Administração de produção e operações. 3. Ed. São Paulo: Atlas, 2012.
FAYOL, Henri, 1841-1925. Administração industrial e geral: previsão, organização, comando, coordenação, controle / Henri Fayol; [tradução para português de Irene de Bojano e Mário de Souza]. – 10. Ed. – São Paulo; Atlas, 1989.
FERNANDES, José Carlos de F. Administração de material um enfoque sistêmico. 2. Ed. Porto Alegre: Atlas, 2009.
GRAEMI, Jurandir Rets; GRAEMI, Alexandre Rets. Administração da produção: Operações industriais e de serviços. Curitiba: Unicenp, 2007.
INDÚSTRIA, Da Portal. A Importância da indústria no Brasil. Disponível em < http://www.portaldaindustria.com.br/estatisticas/importancia-da-industria/ >. Acesso em 15 jun 2019.
INDÚSTRIA, Da Portal. Participação Industrial: São Paulo. Disponível em < http://perfildaindustria.portaldaindustria.com.br/estado/sp >. Acesso em 15 jun 2019.
MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamento de Metodologia Cientifica. 7. Ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MOREIRA, D. A. Administração da produção e operações. 2.ed. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
MUTHER, R. Planejamento simplificado de Layout: Sistema SLP. 2. Ed. São Paulo: Edgard Blucher Ltda, 1978.
SEBRAE, O layout da fabrica pode influir na produtividade. Disponivel em < http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/o-layout-da-fabrica-pode-influir-na-produtividade,83bc438af1c92410VgnVCM100000b272010aRCRD>.Acesso em 16 jun 2019.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico.2. Ed. São Paulo: Cortez, 2001.
SLACK Nigel, CHAMBERS Stuart, HARLAND Christine, HARRISON Alan, JOHNSTON Robert (2002). Administração da produção. 3. Ed. São Paulo: Editora Atlas.

Publicado

21/12/2019

Como Citar

CORRÊA, V. M.; VOLANTE, C. R. PROPOSTA DE MELHORIA NO LAYOUT DE PRODUÇÃO UTILIZANDO A FERRAMENTA SLP: um estudo de caso em uma indústria de implementos agrícolas. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 393-405, 2019. DOI: 10.31510/infa.v16i2.631. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/index.php/interfacetecnologica/article/view/631. Acesso em: 12 ago. 2020.

Edição

Seção

Tecnologia em Produção Industrial