O DESAFIO DO ENSINO DE FILOSOFIA NA ERA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Autores

  • Rodrigo Sapienza Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil
  • Marcos Alberto Claudio Pandolfi Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil

Palavras-chave:

Tecnologias, Filosofia, Ensino-aprendizagem

Resumo

O artigo procura analisar o paralelo entre o currículo do Estado de São Paulo e as TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação). Com as transformações tecnológicas acontecendo rapidamente, se faz necessário a modificação de ensino, particularmente como abordado aqui neste artigo, com o ensino de filosofia, pois da mesma forma em que demonstram algumas alterações no próprio sujeito, apresentam, também, a mudança da prática educacional. Com a junção entre Currículo, em especial da disciplina de Filosofia, a tecnologia da informação e o procedimento formativo dos professores deve ser constante e ininterrupto pois se apresenta como condição fundamental neste processo de transformação tecnológica. Portanto este processo de professor como um mediador, aliado a tecnologia, será este o novo modelo do sistema educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BARBOSA, Alexandre et al. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras [livro eletrônico] :TIC educação 2016 = Survey on the use of information and communication technologies in brazilian schools : ICT in education 2016 / Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, [editor]. -- São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2017. Disponível em ˂http://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/ TIC_EDU_2016_LivroEletronico.pdf ˃ Acesso em: 20 julho 2018.

BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. Tradução: João Wanderley Geraldi, nº 19, 2002. Disponível em ˂http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf˃ Acesso em: 27 maio 2018.

DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Unesco, 2010;

GETSCHKO, Demi; NARCHI, Ricardo; NEVES, Frederico. TIC EDUCAÇÃO: Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras [livro eletrônico]: TIC educação 2016=Survey on the use of information and communication technologies in brazilian schools : ICT in education 2016 / Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, [editor]. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2017. Disponível em: ˂https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/TIC_EDU_2016_Livro Eletronico.pdf˃ Acesso em: 14/11/2018;

GREGIO, Bernardete Maria Andreazza. O USO DAS TICS E A FORMAÇÃO INICIAL E
CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE CAMPO GRANDE / MS: UMA REALIDADE A SER CONSTRUÍDA. CAMPO GRANDE, 2005. Disponível em: [https://site.ucdb.br/public/md-dissertacoes/7935-o-uso-das-tics-e-a-formacao-inicial-e-continuada-de-professores-do-ensino-fundamental-da-escola-publica-estadual-de-campo-grande-ms-uma-realidade-a-ser-construida.pdf] Acesso em: 12/11/2018;

HENNING, Leoni M. P. Apoio ao Ensino de Filosofia nas Séries Iniciais. Londrina: UEL, 1999.

MAAMARI, Adriana Mattar. Brasil: Dilemas e Novas Direções em Filosofia, do Nível Básico à Universidade. 2007 Disponível em ˂http://www.educ-revues.fr/DIOTIME/Affichage Document.aspx?iddoc=32821&pos=0˃ Acesso em: 20 maio 2018;

MORAES, Simone Becher Araujo e BASTIANI, Tânia Mara De. Ensinar e aprender Filosofia no contexto das Tecnologias da Informação e da Comunicação: realidade, formação e aprendizagem. IX ANPED SUL, 2012. Disponível em: ˂http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/117/944˃ Acesso em: 23 junho 2018;

PIMENTEL, Anderson Magno da Silva; MONTEIRO, Dawson de Barros. O professor de filosofia: limites e possibilidades - dinâmica e problematização do ensino-aprendizagem. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 36, n. 1, Apr. 2010 . Disponível em ˂http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S151797022010000100009&lng=en&nrm=iso˃ Acesso em 23 junho 2018;

PRADO, Maria Elisabette B. Brito et all. Tecnologia, Currículo e Projetos. Portal MEC. Secretaria de Educação. Brasília: Ministério da Educação, Seed, 2005 Disponível em ˂http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/iniciaissf.pdf˃ Acesso em 10 julho 2018; ˂http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/1sf.pdf ˃ Acesso em 10 julho 2018;

SOUSA, Robson Pequeno de; MOITA, Filomena M. C. da S. C.; CARVALHO, Ana Beatriz Gomes (Organizadores). Tecnologias Digitais na Educação. Campina Grande: Editora da Universidade Estadual da Paraíba, 2011. Disponível em: ˂https://static.scielo.org/scielobooks/6pdyn/pdf/sousa-9788578791247.pdf ˃ Acesso: 13/11/2018.

Downloads

Publicado

30/06/2019

Como Citar

SAPIENZA, R.; PANDOLFI, M. A. C. O DESAFIO DO ENSINO DE FILOSOFIA NA ERA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 337–348, 2019. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/614. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Gestão Empresarial

Métricas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>