FUNDOS PRIVADOS COM GOVERNANÇA

A RECENTE ATUAÇÃO DA BNDESPAR NA CONSTRUÇÃO DO MODELO "BRASILEIRO" DE PRIVATE EQUITIES

  • Martin Mundo Neto Prof. Pleno I da FATEC-TQ (curso de Tecnologia em Agronegócios) e Doutorando em Engenharia de Produção pela UFSCar. Pesquisador do NESEFI
  • Wellington Afanso Desidério Mestrando em Engenharia de Produção UFSCAR/DEP. Pesquisador NESEFI
  • Júlio César Donadone Prof. Dr. UFSCAR/DEP/NESEFI
Palavras-chave: BNDES, BNDES Participações, Governança Corporativa, Financeirização, Private Equities

Resumo

Nos últimos anos, várias empresas ingressaram no Mercado de Capitais Brasileiro. Este movimento seria desdobramento de mudanças institucionais da última década do século XX, particularmente, as privatizações de grandes empresas estatais, a nova lei das Sociedades Anônimas e as novas regras adotadas na Bolsa de Valores de São Paulo. Este processo pode ser entendido como parte da finan-ceirizaçao da economia brasileira (GRÜN, 2009). Aqui, a atenção está concentrada na participação de representantes da industria de capital de risco, notadamente a BNDES Participação (BNDESPar), subsidiária do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que tem atuado de forma marcante na difusão de uma nova “concepção de controle” para os diversos setores industriais.

Como Citar
NETO, M.; DESIDÉRIO, W.; DONADONE, J. FUNDOS PRIVADOS COM GOVERNANÇA. Revista Interface Tecnológica, v. 8, n. 1, p. 61-72, 11.
Seção
Tecnologia em Gestão Empresarial