STARTUPS

a importância das ferramentas de planejamento

  • Jonatas Anderson Liberato Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil
  • Ronaldo Ribeiro de Campos Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil
Palavras-chave: Startups, Empreendedorismo, Inovação, Modelo de negócios, Plano de negócios, Plano de marketing, Incubadoras, Aceleradoras, Sistemas para Internet

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar uma abordagem sobre o conceito das startups, retratando, de maneira descritiva, as principais características do empreendedorismo e inovação, bem como das próprias startups e das ferramentas de planejamento, de consolidação de ideias e do processo de obtenção de investimentos ou mentorias para um futuro negócio. Em todas as seções serão apresentadas citações de diversos autores que fundamentaram-se em livros, artigos e conteúdo da Internet. Assim, durante este estudo foi construído um panorama que abordou ferramentas de planejamento tais como, o Plano de Negócios, Modelo de Negócios e Plano de Marketing. Também foram destacados os mecanismos de aplicação de tais ferramentas assim como instituições especializadas em startups, chamadas de “aceleradoras” e “incubadoras” e que podem contribuir para o nascimento ou aprimoramento de um novo negócio. Como principal resultado obteve-se uma perspectiva descritiva abrangente sobre os pontos de interesse desta pesquisa contribuindo para o estudo e aprofundamento do tema.

Publicado
30/06/2019
Como Citar
LIBERATO, J. A.; CAMPOS, R. R. STARTUPS. Revista Interface Tecnológica, v. 16, n. 1, p. 184-196, 30 jun. 2019.
Seção
Tecnologia em Informática