CLOUD GAMING

computação em nuvem nos jogos digitais

Autores

  • Victor Ayres Francisco da Silva Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil
  • Ana Paula dos Santos Martins Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil https://orcid.org/0000-0002-0525-198X

Palavras-chave:

jogos em nuvem, computação em nuvem, jogos digitais, tecnologia

Resumo

Este artigo, de caráter bibliográfico, pretende averiguar o que é a tecnologia cloud gaming. Para tal, é necessário demonstrar sua importância, sua relação com a computação em nuvem e com os jogos digitais, ademais os desafios de sua aplicação. Apresenta-se inicialmente a metodologia da pesquisa aplicada para o desenvolvimento do artigo, e com relação às teorias envolvidas, são mostrados os conceitos de computação em nuvem sucintamente, uma breve explicação sobre seus tipos, além de suas vantagens, desvantagens e modelos de serviços. Discorre-se acerca da definição de jogos digitais, seus diversos gêneros, suas plataformas e, por fim, seus motores de jogo. Esclarece-se também o que é cloud gaming, seus desafios e as iniciativas de uso atual no mercado dos jogos digitais. Conclui-se, finalmente, que o cloud gaming é a promessa e esperança da indústria dos jogos eletrônicos para erradicar a incompatibilidade entre gerações de consoles, a segmentação e limitações técnicas entre as plataformas e, principalmente, a pirataria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

BARBOZA, Diego Cordeiro. Uma arquitetura para transmissão de jogos 2D em nuvem usando codificação de objetos em múltiplas camadas. 2016. Tese (Tese em computação) — Universidade Federal Fluminense, Niterói.

BARROS, Victor Perazzolo. Big Data Analytics em Cloud Gaming: um estudo sobre o reconhecimento de padrões de jogadores. 2016. Dissertação (Dissertação em engenharia elétrica e computação) — Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.

CHOUDHRY, Kareem. Projeto xCloud: você no centro do jogo. Microsoft News Center Brasil. 2018. Disponível em: <https://news.microsoft.com/pt-br/projeto-xcloud-voce-no-centro-do-jogo/>. Acesso em: 25 mar. 2019.

GARCIA, Franco Eusébio. Um Motor para Jogos Digitais Universais. 2014. Dissertação (Dissertação em ciência da computação) — Universidade Federal de São Carlos, São Carlos.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas. 2002.

MELL, P. M.; GRANCE, T. The NIST definition of cloud computing. Gaithersburg, MD:
National Institute of Standards and Technology, 2011. Disponível em:
<http://nvlpubs.nist.gov/nistpubs/Legacy/SP/nistspecialpublication800-145.pdf>. Acesso em:
2 mar. 2019.

PLAYSTATION. How it Works. Playstation Now. 2019; Disponível em: <https://www.playstation.com/en-gb/explore/playstation-now/how-it-works/>. Acesso em:
26 mar. 2019.

RABIN, Steve. Introdução ao desenvolvimento de games: entendendo o universo dos jogos. 2 ed. v. 1. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

______. Introdução ao desenvolvimento de games: programação técnica, linguagem e arquitetura. 2 ed. v. 2. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

SADAIKE, Marcelo Tetsuhiro. Melhoria do tempo de resposta para a execução de jogos em um sistema em cloud gaming com implementação de camadas e predição de movimento. 2017. Dissertação (Dissertação em Ciências) — Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo.

SILVA, Alberto Vianna Dias Da. Um Modelo de Cloud Gaming para Jogos Digitais. 2014. Dissertação (Dissertação em modelagem computacional e tecnologia industrial) — Faculdade De Tecnologia Senai Cimatec, Salvador.

SILVA NETO, Vicente Corrêa Da. Uma plataforma de jogos JRPG destinada à educação com entretenimento. 2016. Dissertação (Dissertação em Informática) — Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

SOSINSKY, Barrie. Cloud Computing Bible. Indianapolis: Wiley Publishing Inc. 2011.

VALVERDE JUNIOR, Divaldo. Redesign em jogos digitais: estudo de caso da franquia Final Fantsay em diferentes versões e plataformas. 2018. Dissertação (Dissertação em computação, comunicação e artes) — Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa.

WAKKA, Wagner. Google Stadia | O Brasil está pronto para receber jogos por streaming?
Canaltech, 2019. Disponível em: <https://canaltech.com.br/games/google-stadia-o-brasil-esta-pronto-para-receber-jogos-por-streaming-135599/>. Acesso em: 27 mar. 2019.

WATERS, R; LEWIS, L; INAGAKI K. Google erra ao não lançar jogos para sua plataforma Stadia. Tradução de Paulo Migliacci. Folha de São Paulo, 2019. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/tec/2019/03/google-erra-ao-nao-lancar-jogos-para-sua-plataforma-stadia.shtml>. Acesso em: 26 mar. 2019.

Publicado

30/06/2019

Como Citar

SILVA, V. A. F. da; MARTINS, A. P. dos S. CLOUD GAMING: computação em nuvem nos jogos digitais. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 158-170, 2019. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/index.php/interfacetecnologica/article/view/575. Acesso em: 27 out. 2020.

Edição

Seção

Tecnologia em Informática