CLOUD GAMING

computação em nuvem nos jogos digitais

  • Victor Ayres Francisco da Silva Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil
  • Ana Paula dos Santos Martins Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil https://orcid.org/0000-0002-0525-198X
Palavras-chave: jogos em nuvem, computação em nuvem, jogos digitais, tecnologia

Resumo

Este artigo, de caráter bibliográfico, pretende averiguar o que é a tecnologia cloud gaming. Para tal, é necessário demonstrar sua importância, sua relação com a computação em nuvem e com os jogos digitais, ademais os desafios de sua aplicação. Apresenta-se inicialmente a metodologia da pesquisa aplicada para o desenvolvimento do artigo, e com relação às teorias envolvidas, são mostrados os conceitos de computação em nuvem sucintamente, uma breve explicação sobre seus tipos, além de suas vantagens, desvantagens e modelos de serviços. Discorre-se acerca da definição de jogos digitais, seus diversos gêneros, suas plataformas e, por fim, seus motores de jogo. Esclarece-se também o que é cloud gaming, seus desafios e as iniciativas de uso atual no mercado dos jogos digitais. Conclui-se, finalmente, que o cloud gaming é a promessa e esperança da indústria dos jogos eletrônicos para erradicar a incompatibilidade entre gerações de consoles, a segmentação e limitações técnicas entre as plataformas e, principalmente, a pirataria.

Publicado
30/06/2019
Como Citar
SILVA, V. A. F.; MARTINS, A. P. DOS S. CLOUD GAMING. Revista Interface Tecnológica, v. 16, n. 1, p. 158-170, 30 jun. 2019.
Seção
Tecnologia em Informática