GESTÃO AMBIENTAL NO AGRONEGÓCIO

Autores

  • Natalia Marcela Silva Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil
  • Henrique Quero Polli Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil

Palavras-chave:

Sistema de Gestão Ambiental, Impactos, Agronegócio, Certificações, Preservação, Sustentabilidade, Mercado

Resumo

O Sistema de Gestão Ambiental tem como finalidade garantir que todos os produtos e atividades da empresa, de forma sustentável, possam ser realizados e não prejudiquem o meio ambiente e seus ecossistemas. A preservação ambiental, além de melhorar a imagem da empresa, traz grandes vantagens econômicas, tanto por evitar os custos do descumprimento da lei, como pela diminuição de perdas. A Gestão Ambiental no agronegócio poderá identificar os impactos causados ao meio ambiente e organizar e ordenar as atividades agrícolas, com a finalidade de gerar melhorias na competitividade e garantir a durabilidade do negócio. Visa atingir o desenvolvimento e a implementação da política ambiental, sob a perspectiva de controlar os impactos ambientais negativos e possibilita, ainda, tornar a questão ambiental um fator estratégico, resultando em um produto diferenciado para os mercados altamente competitivos. O presente artigo discute sobre os principais requisitos legais e necessidade de certificações para a adequação da Gestão Ambiental do Agronegócio, em função do crescente aumento de produtividade dos últimos anos neste setor, sendo, assim, é cada vez mais importante a adequação do modelo de produção a estas legislações e a identificação dos aspectos e impactos das atividades agrícolas e estabelecer uma política ambiental que vise a mitigação dos impactos negativos e a potencialização dos Impactos positivos do setor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

AGUIAR, Helder de Souza; NASCIMENTO, Paulo Tromboni de Souza. Certificar ou não? Um estudo de caso sobre a necessidade de certificação do sistema de gestão ambiental na empresa. Seminário em administração. Out. 2014

BERNARDO, Júlio Samuel Sávio; CAMAROTTO, João Alberto. Fatores motivadores da adoção de práticas ambientais em empresas paulistas processadoras de madeira. Produção agropecuária, V. 22 Ano 2012.

GIORDANO, S. R. et al. Gestão Ambiental no Sistema Agroindustrial. Economia e Gestão dos Negócios Agroalimentares: indústria de alimentos, indústria de insumos. Produção agropecuária, distribuição. 1. ed. – 3. – São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.

GIANONI, M. A Importância da Certificação Ambiental para o seu negócio, Responsabilidade Social. Ed. 188,27Mar.2015.

PALHARES, Julio Cesar Pascale. Impacto ambiental das produções pecuárias. Congresso Brasileiro de Produção Animal Sustentável Chapecó, 2012.

SANTOS, Verônica Ariana Leite dos; PIERRE, Fernanda Cristina. A importância da gestão ambiental no agronegócio. Sintagro IX. 2017.

Downloads

Publicado

30/06/2019

Como Citar

SILVA, N. M.; POLLI, H. Q. GESTÃO AMBIENTAL NO AGRONEGÓCIO. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 378–383, 2019. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/554. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Agronegócio

Métricas