GESTÃO DE CONFLITOS NAS ORGANIZAÇÕES

o papel do líder na resolução de conflitos

Autores

  • Geyson Grube Faculdade de Tecnologia de São Carlos (FATEC) – SP – Brasil
  • Ana Teresa Colenci Trevelin Faculdade de Tecnologia de São Carlos (FATEC) – SP – Brasil

Palavras-chave:

Líder, Gestão de Pessoas, Capital Humano, Conflitos

Resumo

Neste artigo apresenta-se uma revisão bibliográfica da função do líder mediante aos conflitos interpessoais no local de trabalho. Numa perspectiva efetiva na solução dos embates, foram analisadas as origens, os tipos e as consequências dos conflitos. Os grandes líderes são capazes de identificar e mediar possíveis disputas entre equipes e colaboradores, numa situação de confronto o líder tem que garantir que ambas as partes saiam satisfeitas e que a situação seja esclarecida. O papel do líder é de suma importância na atuação de resolução de conflitos, no alcance de melhorias do capital humano visando transmitir confiança a empresa e aos seus liderados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

BLUMEN, J. Lipman. Liderança Conectiva: Como liderar em um novo mundo de interdependência, diversidade e virtualmente conectado. São Paulo: Makron Books, 1999.
DREU, C., De. Conflito Produtivo: A Importância dos conflitos nas organizações. Londres: Sage Plublications, 1997.
FALCONI, Vicente. Gerenciamento da Rotina do Trabalho do Dia-a-Dia. Nova Lima: INDG TecS, 2004.
FALCONI, Vicente. Gerenciamento Pelas Diretrizes. Nova Lima: INDG TecS, 2008.
FALCONI, Vicente. O Verdadeiro poder; Nova Lima: INDG TecS, 2009.
GOLEMAN, Daniel. O Poder da Inteligência Emocional: A experiência de liderar com sensibilidade e eficácia. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2002.
GRUN, Anselm. A Sabedoria dos Monges na Arte de Liderar Pessoas. Petrópolis: Vozes, 2006.
HELLER, Robert. Como Gerenciar Equipes. São Paulo: Publifolha, 1999.
MARCOVITCH, J. Pioneiros & Empreendedores: a saga do desenvolvimento no Brasil. São Paulo: Edusp/Saraiva, 2005.
MOREIRA, M., Elisa. Liderar Não é Preciso: Um guia prático para o dia a dia dos líderes. São Paulo: Paulinas, 2010.
NEWMAN, W. & Warren, C. Kirby. Administração avançada. São Paulo, Atlas, 1980.
ROBBINS, S. P. A verdade sobre gerenciar as pessoas. Tradução Celso Roberto Paschoa. São Paulo: Pearson Education, 2003.
SLATER, Robert. Liderança de Alto Impacto. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1999.
MCNEILLY, Mark. Sun Tzu e a Arte dos Negócios. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1999.
WEISS, Donald. Como resolver ou evitar conflitos no trabalho. Tradução Reinaldo Guarany. São Paulo: Nobel, 1994.

Publicado

30/06/2019

Como Citar

GRUBE, G.; TREVELIN, A. T. C. GESTÃO DE CONFLITOS NAS ORGANIZAÇÕES: o papel do líder na resolução de conflitos. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 291-301, 2019. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/index.php/interfacetecnologica/article/view/522. Acesso em: 24 out. 2020.

Edição

Seção

Tecnologia em Gestão Empresarial

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.