A ECOLOGIA INDUSTRIAL COMO INSTRUMENTO NA BUSCA PELA SUSTENTABILIDADE

  • Natiele Dias da Silva Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil
  • André Luiz Oliveira Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil https://orcid.org/0000-0001-9014-5833
Palavras-chave: Meio ambiente, Produção mais limpa, Desenvolvimento sustentável

Resumo

A ecologia industrial se apresenta como um importante instrumento na busca pela sustentabilidade, uma vez que tem como princípios não somente a utilização correta e racional de insumos (produção mais limpa, adoção de ecoeficiência, dentre outras ferramentas), mas também a correta gestão dos resíduos sólidos. Utilizando-se como metodologia uma revisão bibliográfica sobre o tema, o objetivo deste estudo foi evidenciar a importância da Ecologia Industrial no contexto empresarial. As empresas que se valem das diretrizes da ecologia industrial em seus processos produtivos experimentam ainda outros benefícios, como a utilização do reconhecimento de “empresa socialmente responsável” como eficaz estratégia de marketing, gerando reflexos das mais diversas ordens, como por exemplo, agregar valor à marca por meio do reconhecimento público oriundo de  desempenho financeiro aliado a uma mentalidade produtiva sustentável e responsabilidade social.

Publicado
30/12/2018
Como Citar
SILVA, N. D.; OLIVEIRA, A. L. A ECOLOGIA INDUSTRIAL COMO INSTRUMENTO NA BUSCA PELA SUSTENTABILIDADE. Revista Interface Tecnológica, v. 15, n. 2, p. 220-231, 30 dez. 2018.
Seção
Tecnologia em Produção Industrial