SISTEMA KANBAN COMO MECANISMO DE CONTROLE DE PROCESSOS

aplicação no procedimento de limpeza CIP em equipamentos de uma indústria alimentícia

Autores

  • Angelo Rodrigo Curti Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil
  • Ronaldo Ribeiro de Campos Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v15i2.468

Palavras-chave:

Kanban, Just in time, Produção Industrial, CIP

Resumo

O Kanban é um método utilizado para disparar a produção, movimentação e controle de materiais em um processo. Comumente utilizado para autorizar a ordem de produção de um estágio a outro em processos de fabricação, neste estudo ele foi aplicado como uma ferramenta de controle para uma atividade de apoio ao sistema produtivo e não do próprio fluxo da produção. O objetivo principal foi identificar se haveria benefícios também ao se utilizar o Kanban dessa maneira. O processo utilizado para o estudo foi o de limpeza Clean in Place, realizado em uma indústria alimentícia. A metodologia baseou-se na revisão bibliográfica, seguida da aplicação de pesquisa qualitativa, tendo como objeto um estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, descrevendo os benefícios do uso do método a partir da visão dos responsáveis por três diferentes setores da empresa. Como resultado direto, identificou-se que o Kanban se demonstrou plenamente utilizável no controle de processo, além de serem percebidos outros benefícios como seu possível uso na fase inicial da implantação de ferramentas de Lean Manufacturing.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

LANGLEY, G. J. et al. Modelo de Melhoria, tradução Ademir Petenate, 1 ed. Campinas-SP, Editora Mercado das letras 2011. 554 p.

LIMA, A. M.; SOUZA, B. S.; CAMPOS, L. A. Sistema de informação gerencial: Estudo de caso do subsistema gestão de planejamento e orçamento (GPO) na Escola Estadual comendador José Pedro Dias, RELVA, Juara-MT v. 4, n. 2, p. 57-77, 2017.

SILVA, G. R. Planejamento e controle da produção - Estruturação do departamento de PCP em uma indústria alimentícia, Apresentado como Monografia para o curso de Tecnologia em Produção Industrial da Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga, Taquaritinga – SP 2017. 62 p.

SILVA, E. L.; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação, 4. ed. Rev. Atual. Florianópolis: UFSC, 2005. 138 p.

SGARBI, J. V. M. Aplicação de Sistema Kanban para redução de custos em uma empresa alimentícia. Apresentado como Monografia para o curso de pós-graduação em Engenharia de Operações Industriais, Centro Universitário Nove de Julho. São Paulo-SP, 2018. 21 p.

BERTOLINO, M. T. Gerenciamento da qualidade na indústria alimentícia: ênfase na segurança dos alimentos, Porto Alegre. Editora Artmed, 2010. 320 p.

GOMIERO JUNIOR, L. C.; REAME JUNIOR, E. Uma revisão bibliográfica sobre as ferramentas utilizadas pelo sistema Just In Time, Revista Interface Tecnológica - v.5 - n.1 – 2008. Disponível em: <https://revista.fatectq.edu.br/index.php/interfacetecnologica/article/view/23>. Acesso em 12 Ago. 2018.

FAUSTINO, M. P.; PAIOLI, L. A. Utilização da sistemática Kanban na logística de estoque: Estudo de caso em uma empresa do setor metalmecânico, SIMTEC, Simpósio de Tecnologia da Fatec Taquaritinga, Maio/2018. Disponível em: < http://simtec.fatectq.edu.br/index.php/simtec/article/view/283/224> Acesso em: 20 Ago. 2018.

SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da Produção, 3. ed. São Paulo. Editora Atlas, 2009. 703 p.

TUBINO, D. F. Planejamento e Controle da Produção: Teoria e Prática, 2. ed. São Paulo. Editora Atlas, 2009. 190 p.

MARTINS, P. G.; LAUGENI, F. P. Administração da produção, 2 ed. Rev. Aum. E atual São Paulo. Editora Saraiva, 2005. 562 p.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa, 4. ed. São Paulo. Editora Atlas, 2002. 175 p.

Downloads

Publicado

30/12/2018

Como Citar

CURTI, A. R.; CAMPOS, R. R. de. SISTEMA KANBAN COMO MECANISMO DE CONTROLE DE PROCESSOS: aplicação no procedimento de limpeza CIP em equipamentos de uma indústria alimentícia. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 208–219, 2018. DOI: 10.31510/infa.v15i2.468. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/468. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Produção Industrial

Métricas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>