ANÁLISE SWOT E SUAS FUNCIONALIDADES

o autoconhecimento da empresa e sua importância

Autores

  • Maykon Stanley Ribeiro Leite Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil
  • Angelita Moutin Segoria Gasparotto Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v15i2.450

Palavras-chave:

Análise SWOT, Ferramenta da Qualidade, Ambiente Interno e Externo

Resumo

A Análise SWOT, começou a tomar forma em meados dos anos de 1960, sua funcionalidade principal é relacionar os ambientes internos e externos de uma empresa, descobrindo seus pontos fortes e fracos e os comparando com as oportunidades de mercado e as potenciais ameaças que podem atrapalhar a empresa durante seu desenvolvimento. Todo esse cenário criado por essa importante ferramenta da qualidade leva a alta gestão ter um controle amplo do sistema produtivo da empresa, pois ela consegue destacar onde a empresa está mais evoluída e onde ela ainda precisa evoluir, todavia ainda consegue captar boas oportunidades e manter a empresa alerta com as dificuldades que podem surgir durante sua atuação no mercado. Neste artigo todos esses aspectos vão ser estruturados e explicados, visando um entendimento melhor dessa ferramenta da qualidade, identificando sua estrutura, a relação que ela pode abordar entre os ambientes internos e externos, sua funcionalidade e vantagem. Todo esse material foi retirado de diversos trabalhos e pesquisas acadêmicas, e tornou possível a elaboração de uma estrutura robusta de resultados alcançados com essa ferramenta e uma conclusão do que se pode alcançar com a mesma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, J. C. et al. ANÁLISE DE SWOT: uma ferramenta na criação de uma estratégia empresarial, Lins, 2015. V Encontro Científico e Simpósio de Educação Salesiano, Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium, Faculdade de Lins, 2015. Disponível em: <http://www.unisalesiano.edu.br/simposio2015/publicado/artigo0138.pdf>. Acesso em 10/05/2018.

CARVALHO, C. P. de; SENNA, N. N. B. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. ESTUDO DE CASO NO MERCADO DE FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO, Fortaleza, CE, Brasil, 13 a 16 de outubro de 2015, XXXV ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO - Perspectivas Globais para a Engenharia de Produção, 18 páginas. Disponível em: <http://www.abepro.org.br/biblioteca/TN_STO_206_219_28437.pdf>. Acesso em: 30/06/2018.

COSTA FILHO, M. AS FERRAMENTAS DE QUALIDADE NO PROCESSO PRODUTIVO COM ENFOQUE NO PROCESSO ENXUTO, Conselheiro Lafaiete, 2011. Monografia apresentada à Faculdade Pitágoras como requisito para obtenção de título de MBA em Gestão da manutenção, produção e negócios do Instituto Superior De Tecnologia – ICAP, Conselheiro Lafaiete, 2011, 59 páginas. Disponível em: <http://www.icap.com.br/biblioteca/180026010212_TCC_-_As_Ferramentas_de_Qualidadeno_Processo_Produtivo_com_enfoque_no_Processo_Enxuto.pdf>. Acesso em: 07/09/2018.

FREITAS, M. da. S. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: aplicando uma Análise SWOT na empresa Auto Sueco CO, Brasília, 2012. Monografia apresentada a Universidade de Brasília (UnB) como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Administração, Brasília D.F., 2012, 46 páginas. Disponível em: <http://bdm.unb.br/bitstream/10483/3904/1/2012_MarcosdaSilvaFreitas.pdf>. Acesso em: 28/06/2018.

KLOC, C. ANÁLISE SWOT COMO FERRAMENTA PARA GERENCIAMENTO DE RISCOS EM PROJETO DE IT (Information Technology), COM FOCO NO SEGMENTO DE SEGUROS DE UMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA, Curitiba, 2012. Monografia apresentada ao Departamento de Contabilidade do Setor de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Paraná como requisito para obtenção do título de Especialista em Gestão de Negócios – turma 2011, Curitiba, 2012, 75 páginas. Disponível em: <https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/39115/R%20-%20E%20-%20CAROLINA%20KLOC.pdf?sequence=2&isAllowed=y>. Acesso em: 30/06/2018.

LEITE, H. C. R. FERRAMENTAS DA QUALIDADE: UM ESTUDO DE CASO EM EMPRESA DO RAMO TÊXTIL, Capivari, 2013. Trabalho de conclusão de curso apresentado ao curso de Graduação em Administração da FACECAP/CNEC Capivari, Capivari, 2013, 52 páginas. Disponível em: <file:///C:/Users/CLIENTE/Downloads/ferramentas-da-qualidade-um-estudo-de-caso-em-empresa-do-ramo-textil.pdf>. Acesso em: 28/06/2018.

LIMA, R. C. de. ANÁLISE SWOT FERRAMENTA PARA TOMADA DE DECISÕES: Um Estudo de Caso na Cerâmica Soledade Ltda, Campina Grande, 2016. Trabalho de Conclusão de Curso – TCC apresentado ao Departamento do Curso de Ciências Contábeis, da Universidade Estadual da Paraíba, como requisito parcial à obtenção do Grau de Bacharel de Ciências Contábeis, Campina Grande, 2016, 18 páginas. Disponível em: <http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/14869/3/TCC%20-%20RAFAEL%20CORREIA%20DE%20LIMA.pdf>. Acesso em: 29/06/2018.

MOURA, F. D. F. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM UMA FAZENDA DE CAMARÃO: O ESTUDO DE CASO NA EMPRESA FRUTOS DAGUA LTDA, Natal, 2014. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Coordenação do curso de graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Administração, Natal, 2014, 42 páginas.
Disponível em: <https://monografias.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/985/1/FelipeDFM_Monografia.pdf>.
Acesso em: 07/09/2018

NAKAGAWA, M. FERRAMENTA: ANÁLISE SWOT (CLÁSSICO), ESTRATÉGIA E GESTÃO, Movimento Empreenda, São Paulo, 2011, 3 páginas. Disponível em: <http://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/ME_Analise-Swot.PDF>. Acesso em: 29/06/2018.

NASCIMENTO, R. C. L. do. O MARKETING DE RELACIONAMENTO NAS INSTITUIÇÕES BANCÁRIAS, Niterói, 2009. Apresentação de monografia ao Instituto A Vez do Mestre – Universidade Candido Mendes como requisito parcial para obtenção do grau de especialista em Marketing, Niterói, 2009, 49 páginas. Disponível em: <http://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/n202915.pdf>. Acesso em: 28/06/2018.

RIBEIRO NETO, E. ANÁLISE SWOT – Planejamento Estratégico para Análise de Implantação e Formação de Equipe de Manutenção em uma Empresa de Segmento Industrial, São João Del Rei, 2011. Monografia realizada para obtenção de Título de Especialista em MBA pela Faculdade Pitágoras, São João Del Rei, 2011. 33 páginas. Disponível em: <http://www.icap.com.br/biblioteca/172349010212_FORMATADA.pdf>. Acesso em: 10/05/2018.

RODRIGUES, F. T. R de. L. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: DIAGNÓSTICO E RECOMENDAÇÕES PARA UM SALÃO DE BELEZA, Natal, 2015. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à coordenação do curso de Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em cumprimento às exigências legais como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Administração, Natal, 2015, 49 páginas. Disponível em: <https://monografias.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/4027/1/Fl%C3%A1viaTRLR_Monografia.pdf>. Acesso em: 30/06/2018.

SILVA, E. da. Planejamento Estratégico para a Empresa Facilvel Veículos LTDA, Tijucas, 2007. Trabalho desenvolvido para o estágio Supervisionado do curso de Administração da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI – CECIESA (Centro de Ciências Sociais Aplicadas) – GESTÃO – TIJUCAS, 2007. 66 páginas. Disponível em: <http://siaibib01.univali.br/pdf/Elizangela%20da%20Silva.pdf>. Acesso em: 10/05/2018

TEIXEIRA, A. A. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – IMPACTO NA QUALIDADE E DESENVOLVIMENTO DA ORGANIZAÇÃO, Rio de Janeiro, 2012. Apresentação de monografia à AVM Faculdade Integrada como requisito parcial para obtenção do grau de especialista em Gestão Empresarial, Rio de Janeiro, 2012, 45 páginas. Disponível em: <http://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/K221864.pdf>. Acesso em: 30/06/2018.

Publicado

30/12/2018

Como Citar

LEITE, M. S. R.; GASPAROTTO, A. M. S. ANÁLISE SWOT E SUAS FUNCIONALIDADES: o autoconhecimento da empresa e sua importância. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 184-195, 2018. DOI: 10.31510/infa.v15i2.450. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/index.php/interfacetecnologica/article/view/450. Acesso em: 8 jul. 2020.

Edição

Seção

Tecnologia em Produção Industrial