INTEGRAÇÃO DAS ÁREAS COMPUTAÇÃO UBÍQUA, COMPUTAÇÃO CIENTE DE CONTEXTO E REALIDADE VIRTUAL PARA INTERPRETAÇÃO E REPRESENTAÇÃO VIRTUAL DE SITUAÇÕES FÍSICAS CAPTURADAS DO MUNDO REAL

  • Gislaine Cristina Micheloti Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga
Palavras-chave: Computação Ubíqua, Computação Ciente de Contexto, Dispositivos Embarcados, Realidade Virtual

Resumo

A sociedade presencia atualmente o nascimento da revolução dos paradigmas de computação, que prometem efeitos profundos na interação com computadores, dispositivos, ambientes e outras pessoas. Estas novas tecnologias pressentem um mundo onde processadores embarcados, computadores, sensores e comunicação digital são artigos baratos que estão disponíveis em todos os lugares. Isto elimina barreiras de tempo e lugar disponibilizando serviços para os usuários em qualquer lugar a qualquer momento. Informações capturadas, por sensores, do mundo real podem ser interpretadas e visualizadas virtualmente em ambientes virtuais 3D que refletem o ambiente real. Neste sentido, o presente artigo apresenta as vantagens da intersecção entre as áreas de Computação Ubíqua, que auxiliam na captura de informações do ambiente real; a Computação Ciente de Contexto, que auxilia na interpretação e representação de situações a partir das informações capturadas; e a Realidade Virtual que auxilia a reprodução virtual das ações tomadas no ambiente real.

Publicado
01/07/2005
Como Citar
MICHELOTI, G. C. INTEGRAÇÃO DAS ÁREAS COMPUTAÇÃO UBÍQUA, COMPUTAÇÃO CIENTE DE CONTEXTO E REALIDADE VIRTUAL PARA INTERPRETAÇÃO E REPRESENTAÇÃO VIRTUAL DE SITUAÇÕES FÍSICAS CAPTURADAS DO MUNDO REAL. Revista Interface Tecnológica, v. 2, n. 1, p. 11-17, 1 jul. 2005.
Seção
Tecnologia em Informática