INTEGRAÇÃO DAS ÁREAS COMPUTAÇÃO UBÍQUA, COMPUTAÇÃO CIENTE DE CONTEXTO E REALIDADE VIRTUAL PARA INTERPRETAÇÃO E REPRESENTAÇÃO VIRTUAL DE SITUAÇÕES FÍSICAS CAPTURADAS DO MUNDO REAL

Autores

  • Gislaine Cristina Micheloti Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga

Palavras-chave:

Computação Ubíqua, Computação Ciente de Contexto, Dispositivos Embarcados, Realidade Virtual

Resumo

A sociedade presencia atualmente o nascimento da revolução dos paradigmas de computação, que prometem efeitos profundos na interação com computadores, dispositivos, ambientes e outras pessoas. Estas novas tecnologias pressentem um mundo onde processadores embarcados, computadores, sensores e comunicação digital são artigos baratos que estão disponíveis em todos os lugares. Isto elimina barreiras de tempo e lugar disponibilizando serviços para os usuários em qualquer lugar a qualquer momento. Informações capturadas, por sensores, do mundo real podem ser interpretadas e visualizadas virtualmente em ambientes virtuais 3D que refletem o ambiente real. Neste sentido, o presente artigo apresenta as vantagens da intersecção entre as áreas de Computação Ubíqua, que auxiliam na captura de informações do ambiente real; a Computação Ciente de Contexto, que auxilia na interpretação e representação de situações a partir das informações capturadas; e a Realidade Virtual que auxilia a reprodução virtual das ações tomadas no ambiente real.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

-

Downloads

Publicado

01/07/2005

Como Citar

MICHELOTI, G. C. INTEGRAÇÃO DAS ÁREAS COMPUTAÇÃO UBÍQUA, COMPUTAÇÃO CIENTE DE CONTEXTO E REALIDADE VIRTUAL PARA INTERPRETAÇÃO E REPRESENTAÇÃO VIRTUAL DE SITUAÇÕES FÍSICAS CAPTURADAS DO MUNDO REAL. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 11–17, 2005. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/432. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Informática

Métricas