ANÁLISE DO MERCADO DE FERTILIZANTES NO BRASIL

  • Daltro Cella Mestre em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (Esalq/USP). Docente da Faculdade de Tecnologia de Catanduva e Taquaritinga (Fatec). Coordenador do curso de Administração de Empresas da Faculdade de Taquaritinga - Uniesp.
  • Mário César de Lima Rossi Bacharel em Administração de Empresas. Assistente Comercial da Cooperativa de Cafeicultores e Citricultores de São Paulo - Coopercitrus, filial de Taquaritinga/SP
Palavras-chave: Mercado de fertilizantes, Preço dos fertilizantes, Fertilizantes formulados, Concentração de mercado

Resumo

A expansão da agricultura brasileira gerou dificuldades para a indústria nacional de fertilizantes em acompanhar o ritmo de crescimento da demanda. As importações de matéria-prima foram à solução encontrada para atender à demanda crescente do mercado interno. Como consequência dos fenômenos apontados, buscou-se mapear quem são os principais produtores e consumidores de fertilizantes formulados à base de nitrogênio, fósforo e potássio. Outro problema levantado foi a diferença no comportamento dos preços durante o primeiro e segundo semestres de cada ano. Por fim, procuraram-se descrever algumas estratégias para reduzir a dependência de matéria-prima importada para a elaboração dos fertilizantes formulados à base de nitrogênio, fósforo e potássio.

Como Citar
CELLA, D.; ROSSI, M. ANÁLISE DO MERCADO DE FERTILIZANTES NO BRASIL. Revista Interface Tecnológica, v. 7, n. 1, p. 41-50, 11.
Seção
Tecnologia em Produção Industrial