A RELAÇÃO DOS NANOMATERIAIS COM A NOVA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Autores

  • Luzia Dizulina Salla Discente da Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga
  • Luiz Paulo Cadioli Docente da Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga e da Faculdade Politécnica de Matão -Anhanguera Educacional

Palavras-chave:

Humanidade, Materiais, Nanomateriais, Revolução Industrial

Resumo

Ao longo da história da humanidade, os materiais sempre se fizeram presentes na vida do homem. No ano de 1970, devido aos avanços obtidos pela sociedade. surge o termo Novos materiais, que engloba os materiais recém descobertos ou desenvolvidos e aqueles já conhecidos que evoluíram tecnologicamente na fabricação e no uso de suas funções. Junto aos novos materiais, surgem os nanomateriais, que apresentam novas e distintas propriedades, processabilidades e capacidades, em razão de serem manipulados numa precisão de nível atômico de 109 m. Contudo, pequenas modificações na estrutura podem apresentar características não presentes em materiais obtidos através de técnicas tradicionais. Os nanomaterials oferecem oportunidades sem precedentes na história da humanidade, pois permitirá ao homem trabalhar com materiais antes jamais imaginados. Os nanomateriais transformarão radicalmente os processos e os produtos da atual civilização industrial, trata-se do elemento fundamental da nova revolução industrial, fruto da nanotecnologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

-

Publicado

01/07/2006

Como Citar

SALLA, L. D.; CADIOLI, L. P. A RELAÇÃO DOS NANOMATERIAIS COM A NOVA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 11-20, 2006. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/index.php/interfacetecnologica/article/view/399. Acesso em: 20 set. 2020.

Edição

Seção

Tecnologia em Produção Industrial